Noticia
IFPB é aprovado como polo de Mestrado Profissional em Rede
O Instituto Federal da Paraíba foi credenciado como Polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O anúncio foi recebido nessa quarta-feira pela Pró-reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Francilda Araújo Inácio. O Mestrado Profissional atende à Rede Federal de EPT e ganhou mais 18 polos.
Confira a relação dos novos polos credenciados.
Segundo a professora Francilda, são 36 polos em todo o país e as vagas são reservadas para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Francilda informou que o Polo será instalado fisicamente no Campus João Pessoa e deve ofertar em torno de 25 vagas em sua primeira turma.
“Abrimos um edital para selecionar os docentes que tinham perfil para lecionar nesse Mestrado. A maioria dos professores classificados era do Campus João Pessoa e isso foi um fator que influenciou na nossa escolha do polo, juntamente com a excelente infraestrutura”, esclareceu Francilda. Ela completou que há docentes dos campi Campina Grande, Itaporanga, Sousa, mostrando a amplitude do quadro de professores selecionados.
A pró-reitora estima que o edital de inscrição para o ProfEPT deve sair em meados de novembro, com início das aulas provavelmente em março. O Instituto Federal do Espírito Santo é quem coordena o ProfEPT, que tem um comitê gestor formado por integrantes do Conif e da Setec/Mec.
O novo Mestrado do IFPB tem duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT. Para saber mais sobre o Programa, acesse http://profept.ifes.edu.br/
Segundo informações do diretor de Pós-Graduação do IFPB, Alex Sandro da Cunha Rego, parte do Mestrado tem carga horária à distância. O ProfEPT é aberto a todas as áreas de ensino e deve impulsionar a qualificação dos servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.
No primeiro edital do ProfEPT, 50% das vagas foram reservadas para servidores da Rede e a outra metade foi aberta para a comunidade. O IFPB já tem um mestrado em Engenharia Elétrica e está pleiteando também ser um polo do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB