Noticia
IFPB é aprovado em edital da CAPES entre os 30 melhores projetos do país
O Instituto Federal da Paraíba- IFPB submeteu os projetos institucionais aos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes e dará continuidade aos Programas de Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) para a implementação nos anos de 2022 e 2023.
A submissão ficou a cargo da Pró-Reitoria de Ensino -PRE por meio de Comissão Especial formada por docentes dos cursos de licenciatura dos diversos campi e representantes da PRE. O projeto institucional do Pibid obteve significativa colocação no processo seletivo, ficando entre as 30 primeiras instituições de todo o país.
Para a edição de 2022 o IFPB contará com o quantitativo de 365 Bolsas para o PIBID e 362 Bolsas para o PRP, distribuídas respectivamente da seguinte forma:
PIBID :
312 bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura
13 Bolsas de Coordenadores de Área (docentes dos cursos de licenciatura)
01 Bolsa de Coordenador Institucional
39 Bolsas para Supervisor (docentes da Rede Pública de Ensino da Educação Básica)
PRP :
285 bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura
19 Bolsas de Docente Orientador (docentes dos cursos de licenciatura)
01 Bolsa de Coordenador Institucional
57 Bolsas para Preceptor (docentes da Rede Pública de Ensino da Educação Básica)
Os programas terão vigência de 18 meses e os participantes receberão o pagamento das bolsas mensalmente, diretamente da Capes. Serão mais de R$ 6,4 milhões em recursos para pagamentos de bolsas para os estudantes, professores do IFPB e docentes da rede pública de ensino.
A próxima etapa dos programas serão os processos seletivos dos estudantes e professores da educação básica, com a publicação dos editais prevista para o dia 14 de setembro. Os projetos iniciarão as atividades no mês de outubro/novembro-2022.
*Ernani Baracho- Jornalista do IFPB com informações de Richardson Marinheiro (PRE/DES/CLI) – Presidente da Comissão