Noticia
Projeto “Esperança na Cidadania” realizou atividades ao longo de 2016
A cidadania é um fundamento básico que devemos procurar exercê-la de maneira ética em vista do bem coletivo. Atendendo a Missão do IFPB, que é "Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática”, o Campus Esperança do IFPB realizou o projeto de extensão intitulado “Esperança na Cidadania”.
O projeto fez parte do núcleo “Educação & Esperança” e teve por objetivo compreender os conceitos básicos de cidadania, valores morais e éticos, despertando uma nova leitura de mundo para os estudantes envolvidos no projeto, bem como à sociedade envolvida.
As ações foram coordenadas pelo professor de História, João Paulo França e contou com os estudantes voluntários, Angélica Brito Santos, Éshylla Myllene Santos do Nascimento e Sara Bruna de Araújo Lima, que desenvolveram atividades de pesquisa, debate e apresentação de textos sobre temas que envolvem a cidadania no cotidiano.
Em síntese, o Projeto foi apresentado em Banner na I Semana de Pesquisa e Extensão do Campus Esperança, realizada no período de 24 a 28 de Outubro de 2016, atendendo a estudantes, técnicos, professores e comunidade externa do IFPB – Campus Esperança. Também foram realizadas palestras no Curso Fic “Profissional Cidadão” do IFPB, com educandos das Escolas Dom Palmeira e Olímpia Souto para a temática do controle social, ética e cidadania. No dia 24 de novembro de 2016 houve a realização de Palestra na Escola Municipal Olímpia Souto com a temática da consciência negra, para educandos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Com a apresentação e a compreensão de diferentes questões relacionadas à temática da cidadania, o projeto apresentou importantes resultados, em especial para os estudantes envolvidos e a comunidade escolar atendida, pois estimulou a reflexão e o debate na busca de novas posturas cidadãs, de respeito e criticidade, frente aos desafios cotidianos da convivência em sociedade.