Destaque
Reitor assina Ordem de Serviço para construção de Restaurante Estudantil no Campus Guarabira
O Reitor do IFPB Nicácio Lopes assinou na tarde desta quinta-feira (09) a ordem de serviço autorizando a construção do restaurante estudantil do Campus Guarabira e anunciou para 2022 a construção de um ginásio poliesportivo. Os espaços constituem um sonho acalentado pela comunidade acadêmica, os quais estão sendo erigidos com recursos oriundos de emendas parlamentares.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 1.898.744,50 (um milhão, oitocentos e noventa e oito mil, setecentos e quarenta e quatro reais e cinquenta centavos) para construção do restaurante estudantil contou com a participação de gestores e estudantes do Campus Guarabira. O Deputado Federal Pedro Cunha Lima (PSDB) foi responsável por destinar uma emenda de R$500,00 (quinhentos mil). A empresa que executará a obra é a CBA Construções, representada pelo engenheiro Caetano Batista de Almeida que afirmou que o início das obras será em janeiro de 2022, com término no mês de dezembro.
O Restaurante Estudantil é um espaço aguardado ansiosamente pela comunidade acadêmica. A estudante Sofia Ramalho entrou recentemente no Campus e já aguarda entusiasmada pelo equipamento: “Eu sou de outra cidade e vou precisar fazer as refeições no campus. Creio que com o restaurante não iremos passar dificuldades”, afirmou. Já Larissa Albuquerque é veterana e externou algumas dificuldades pelas quais os alunos passam sem ter o equipamento: “Vai ser uma solução muito boa, principalmente porque existem alunos de outras cidades e da zona rural que necessitam de apoio para permanecerem mais tempo no campus”, disse ao defender que “são alunos dedicados e que merecem todo conforto e estrutura para desenvolverem sua vida acadêmica plena”. Outra estudante que participou ativamente da luta pelo restaurante nas reuniões da reitoria itinerante foi Ailza Xavier. Ela comemorou: “É um avanço muito grande, protagonizei essa conquista, presenciei as dificuldades de alimentação e agora estou muito feliz com o que está por vir”. Ailza é estudante de contabilidade.
Em seu discurso o Reitor Nicácio Lopes fez uma retrospectiva dos dez anos de atuação do Campus Guarabira. O gestor lembrou as dificuldades atravessadas, mas enfatizou que sua gestão batalhou e venceu o desafio de entregar várias obras em tempos de crise. “Defendemos a tese de que o gestor não tem o direito de perder tempo com lamentações. Uma das alternativas foi o Congresso Nacional, haja vista a escassez de recursos. Nós não tínhamos no nosso orçamento previsibilidade financeira para dar continuidade às obras, e lutamos obstinadamente para tornar possível a entrega desse espaço. Não fizemos nada mais que nossa obrigação de lutar pela dignidade dos nossos jovens”, enfatiza Nicácio, lembrando a entrega de obras estruturantes dos campi ao longo de sua gestão.
Os recursos para a construção do ginásio de esportes estão assegurados e são oriundos de emendas parlamentares. “Quando nós entregarmos a nossa gestão, teremos cerca de 200 milhões em obras no Instituto Federal da Paraíba. Hoje não temos nenhuma obra paralisada. Temos construções de ginásio de esportes, restaurantes, aquisição de equipamentos, estruturação de laboratórios. Com esses espaços pensamos na essência da nossa instituição que são nossos estudantes que haverão de conduzir nosso país”, festejou o Reitor ao anunciar a construção do ginásio.
A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta deu um testemunho enquanto egressa da antiga Escola Técnica Federal e falou da importância do restaurante estudantil para garantir o êxito dos estudantes. “Fui usuária de Restaurante Estudantil. É grande a importância de ter um equipamento desse tipo, pois permite que o estudante fique bem alimentado e seu êxito acadêmico está associado a isso. Não só o alimento na sua essência, mas o alimento do conhecimento trazido pelas relações existentes dentro do Campus”, disse.
Mary Roberta destacou o trabalho obstinado do Reitor Nicácio. “Testemunho os sonhos realizados pela ação do reitor que leva a nós gestores a seguir o seu exemplo. O homem que é das letras e que passou das obras literárias às obras arquitetônicas. São muitas as realizações que eu tenho acompanhado distribuídas por todos os campi”, ressaltou.
A Diretora Kyara Nóbrega reiterou que esse dia foi bastante aspirado por toda a comunidade. “Os restaurantes são importantes unidades de prestação de serviço alimentar, constituindo ferramentas de política de assistência estudantil cujo papel fundamental é garantir a permanência do estudante no instituto. Fica aqui o meu agradecimento ao reitor Nicácio pelo comprometimento, sensibilidade a nossa necessidade e empatia pelos nossos discentes”, disse a diretora que também lembrou em seu discurso o trabalho relevante dos ex-diretores Cristiano e Humberto.
Ao final da solenidade, o reitor e sua equipe visitaram o local onde será construído o restaurante. O Campus Guarabira possui mais de 700 estudantes e oferta cursos nas áreas de contabilidade, informática, edificações, gestão comercial e desenvolvimento de softwares. Além da ordem de serviço o reitor garantiu recursos para a construção do ginásio e destinou um aporte de custeio para aquisição de fardamento e para o fortalecimento das políticas voltadas para pessoas com deficiência. “A comunidade está entusiasmada e ciente de que, mesmo com as dificuldades, estamos conseguindo captar recursos para valorizar a educação profissional e esse grande patrimônio que é o IFPB. O momento é de celebração”, finalizou o Reitor Nicácio.
• Patrícia Carvalho (jornalista) e Filipe Donner (Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB)