Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2023 > 03 > IFPB Campus Guarabira realiza Cerimônia de Certificação dos alunos concluintes dos Cursos Técnicos Integrados

A cerimônia aconteceu no auditório da UEPB - Campus III e contou com a participação dos formandos dos cursos técnicos integrados em contabilidade, edificações e informática.
por publicado: 31/03/2023 20h47 última modificação: 11/04/2023 20h40

O Instituto Federal da Paraíba – campus Guarabira promoveu na última Quarta-Feira (29/03), a cerimônia de Certificação dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Contabilidade, Edificações e Informática. O evento aconteceu no auditório da UEPB – Campus III e contou com a presença de docentes, técnicos administrativos e familiares dos formandos.

Compondo a mesa de honra da Certificação estavam: o professor Ademar Gonçalves da Costa Júnior, coordenador da editora do IFPB, que representou a Reitora Mary Roberta Meira Marinho; a Diretora Geral do campus Guarabira, Kyara Nóbrega Fabião Barcelos; a Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Lusia Mary Rolemberg Menacho; o Diretor Substituto de Administração, Planejamento e Finanças, Anderson Oliveira de Pontes, que representou Maria Osmarina Nogueira de Mendonça; o coordenador do curso técnico integrado em contabilidade, Professor Fernando Torres da Costa Júnior; o coordenador do curso técnico integrado em edificações, Professor Daniel Ferreira Silva Júnior; a coordenadora do curso técnico integrado em informática, Professora Taysa Tamara Viana Machado; e o Secretário de Indústria e Comércio de Guarabira, Manoel Antônio dos Santos, Representando o Prefeito de Guarabira.

A formação dos padrinhos das turmas foi composta pelos seguintes Docentes: Alan de Andrade Santos e João Paulo Monteiro Batista, padrinhos da turma de Contabilidade; Brunna Lima de Almeida Victor Medeiros e Amandio Pereira Dias Araújo, apadrinharam a turma de Edificações; Maria Helena Cavalcanti Virgulino e Luismar Cardoso de Queiroz, foram os padrinhos da turma de Informática;

Os formandos dos cursos técnicos integrados de Contabilidade, Edificações e Informática foram apresentados sequencialmente aos presentes, ao passo em que eram recebidos com muitos aplausos e comemorações.

Em nome de todos os concluintes dos cursos técnicos, a aluna Emilyn Beatriz da Silva Cabral proferiu o juramento que fora repetido pelos demais, prometendo, publicamente, serem responsáveis com a profissão e honrar o diploma de acordo com os princípios éticos da sua área. Em seguida foi realizada a entrega simbólica dos Certificados, um dos momentos mais aguardados da cerimônia, especialmente para os formandos, sendo a confirmação do sucesso obtido após os desafios do período acadêmico.

Nos depoimentos dos oradores, Jeferson Alves da Silva, proferiu seu discurso em nome da turma de contabilidade. “Estar aqui hoje é resultado de muito esforço e aprendizado, de muita garra e coragem, a nossa determinação ditou o nosso destino. A caminhada foi árdua, mas no final valeu a pena”, frisou o formando. O concluinte ainda externou os agradecimentos aos familiares, servidores, professores e amigos.

Em seguida, a formanda Maria Rafaela de Pontes Silva, agradeceu o privilégio de ser a oradora da turma de Edificações e relembrou dos momentos vividos ao longo dos 4 anos de vida acadêmica. “Não só sentiremos falta das salas de aula, mas dos corredores, do trabalho que fizemos no último dia de aula; sentiremos falta de cada cantinho onde fomos felizes de alguma forma. O IFPB – Guarabira nos mostrou algo incrível como as amizades, a força de trabalho e o carinho pelos colegas e professores no qual jamais serei capaz de detalhar em páginas, e não é necessário um texto detalhado para se ver o quão felizes estamos aqui hoje, nesse dia tão sonhado desde o primeiro dia de aula”, destacou a concluinte.

A oradora Elloádja Alaíde Pereira Panta, discursou em nome dos concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática agradecendo aos familiares, amigos, técnicos, docentes do campus Guarabira e aos padrinhos de turma. “O IFPB – Guarabira foi nossa segunda casa, incríveis lembranças carregaremos desses anos vividos” E finalizou seu discurso com dedicatória especial a sua turma de informática - 2019.1.

A Diretora Geral do campus Guarabira, Kyara Nóbrega, destacou que Cerimônias como essas, atestam a importância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, pública, gratuita, emancipatória e de qualidade, na transformação social da juventude através da Educação. Lembrou ainda em seu discurso, dos vários momentos que os formandos viveram durante os quatro anos de ensino na Instituição. “Espero que nossa instituição tenha deixado em vocês lindas memórias afetivas e grandes aprendizados acadêmico e humanístico, como o respeito, a empatia e a resiliência. Somos uma instituição que prezamos pelo respeito a todos!” E finalizou desejando aos concluintes, sucesso em suas vidas. “Esse ciclo se encerra, mas vocês iniciam outro, também cheio de desafios, dúvidas e incertezas, tenho a plena certeza de que são vocês todos capazes, fortes e resilientes.”

Encerrando a solenidade de certificação, o professor Ademar Gonçalves da Costa Júnior, que representou a Reitora Mary Roberta Meira Marinho, agradeceu aos familiares e amigos, professores, técnico-administrativos e funcionários do IFPB, ressaltando a importância deste momento na vida dos concluintes e declarou encerrada a sessão solene de Certificação dos cursos Técnicos integrados ao ensino médio do IFPB – campus Guarabira.