Noticia
Campus Itabaiana não dá trégua ao mosquito da Dengue no Vale do Paraíba
Com o lema “tudo começa em casa: mobilize sua família”, o Campus Itabaiana realizou nesse sábado, dia 20, uma ação inovadora de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação incluiu uma hashtag e orientações presenciais nos lares a partir de ações planejadas no Campus e combinada com os alunos em sala de aula.
A iniciativa teve como objetivo principal a prevenção e o controle da dengue nas residências dos alunos e servidores daquela Unidade de Ensino localizada na região do Vale do Paraíba.
“A atividade foi articulada pela Direção do Campus em parceria com a nossa equipe pedagógica”, informou o diretor-geral do Campus Guilherme Régis ao confirmar que o Ministério Público em Itabaiana foi convidado para atuar no faxinaço que inclui orientações sobre a necessidade de evitar o acúmulo de água parada, tampando caixas de água, tambores e ralos.
Desde o último dia 18 os gestores do Campus Itabaiana vêm empreendendo um plano ecológico e sanitário com ampla participação de todos os segmentos que fazem parte do cotidiano da Instituição. Tal construção acontece em consonância com o Faxinaço do Governo Federal e as ações estaduais orientadas pela Pró-reitoria de Ensino do IFPB.
“Sabemos que o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti na região de Itabaiana merece cuidado especial”, alertou Régis com base nos estudos da Vigilância Sanitária, que apontam o município em situação de risco para ocorrência de surto.
Regis relatou que a ação deste sábado contemplou visitações às residências de estudantes e seus familiares por meio da #faxinaçoifpb com o objetivo de envolver a população na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
O diretor-geral do Campus Itabaiana acrescentou que a comunidade alcançada presencialmente e por meio das redes sociais está sendo orientada para a realização de ações diárias de limpeza preventiva em suas residências e arredores, bem como para a construção de uma consciência cidadã coletiva.
O Faxinaço deflagrado na última sexta-feira(19) pela Pró-reitoria de Ensino em todos os campi do Instituto Federal da Paraíba embalou a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações permanente, incluindo orientações por meio da mídia e presenciais nas escolas públicas e residências, visando alertar a comunidade sobre a proliferação do mosquito nessa época de chuva. “A nossa ideia é trabalharmos coletivamente por uma Paraíba livre da Dengue”, acrescentou a pró-reitora de Ensino Mary Roberta.
*Por Filipe Donner – Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB