Noticia
Comunidade Paraíso de Pilar, Comissão Pastoral da Terra – CPT e Campus Itabaiana realizam Roda de conversa sobre a importância da participação política na Reforma Agrária
Na Comunidade Paraíso de Pilar, Antigo Engenho Recreio (Pilar-PB), trabalhadores e trabalhadoras rurais se reuniram na última quinta-feira (23/11/2023) com representantes da Comissão Pastoral da Terra – CPT e do Campus Itabaiana-IFPB para dialogar sobre a sua história de luta pelo Direito à Reforma Agrária.
Em uma Roda de conversa, a história de Almir Muniz, de Margarida Alves, de João Pedro Teixeira (das Ligas Camponesas) de Alagamar, e de própria Comunidade de Paraíso de Pilar, foram consideradas exemplos sobre a importância da organização social e da participação política das classes populares na transformação das realidades de exploração e desigualdades.
Na comunidade, foi possível constatar o resultado concreto do trabalho dos agricultores e agricultoras na produção de alimentos para a região, no cuidado com o meio ambiente, com suas casas, suas tradições e com o bem viver.
Na perspectiva dos participantes do encontro, a Luta pela Reforma Agrária na Comunidade de Paraíso de Pilar, representa um exemplo de participação política e de fortalecimento da Democracia brasileira.
O encontro foi vivenciado pela equipe do Projeto de Extensão “EXPOSIÇÃO DIALOGADA: PROBLEMATIZANDO A HISTÓRIA DAS LUTAS POPULARES E CONSTRUINDO A DEMOCRACIA” apresentado ao Edital nº 05/2023 – PROEVEXC.