Noticia
Estudantes do Campus Itabaiana vivenciam aula de campo no Cemitério da Cidade
Na sexta-feira (01/12) os estudantes do Campus Itabaiana participaram de uma atividade de ensino interdisciplinar no Cemitério Nossa Senhora da Boa Morte (fundado em 1918) no Município de Itabaiana-PB.
Na atividade os trabalhadores do Cemitério (Carlos Elias, Luis José, Geovani Jorge, Jorge José, Josivaldo da Silva e o administrador José Francisco/Gambar) ensinaram aos estudantes etnosaberes sobre o papel social da morte, patrimônio, biologia, filosofia, história, sociologia, química, cultura, artes, tempo, espaço, tecnologias, desigualdades sociais, tradição, etc.
A arquitetura dos túmulos, as imagens das pessoas, as datas que revelam o nascimento e a morte, as frases, os símbolos, as flores, as velas, as obras de artes e as manifestações culturais e religiosas, possibilitaram aos jovens estudantes uma verdadeira experiência humana e formativa sobre os diferentes momentos da história do município, do estado e do mundo.
Após a experiência no Cemitério, os estudantes visitaram o espaço onde estava localizado o antigo Cemitério da cidade (1780-1918). No local hoje funciona o templo da Assembleia de Deus. Na Igreja os jovens foram acolhidos pelo pastor José Paulo do Nascimento, que ao apresentar o prédio, mediou reflexões sobre os diferentes sentidos e papéis que o espaço exercia na sociedade, com destaque a sua importância atual para a vida das famílias.
No fim da atividade, os jovens se reuniram no Coreto da Cidade (inaugurado em 1914), local histórico que marca o desenvolvimento urbano de Itabaiana, realizando leituras sobre as experiências vividas na manhã da sexta-feira.
Contribuíram significativamente com a aula de Campo: Joelma Lins (secretária de educação) e Kleber Bernardo (motorista).