Noticia
Campus Itabaiana realiza evento sobre a presença dos povos indígenas na Paraíba
Na quarta-feira (18/09/2024) o IFPB Campus Itabaiana realizou um evento sobre a Presença dos povos indígenas na Paraíba.
A atividade contou com a participação do professor e arqueólogo Juvandi de Souza Santos, que ministrou uma aula dialogada sobre o tema. Na aula o professor apresentou os trabalhos de campo do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB (LABAP/UEPB) que contribuíram diretamente para reescrever a história dos povos indígenas no estado da Paraíba.
Nos momentos de diálogo, o professor Juvandi problematizou a arqueologia sob uma perspectiva interdisciplinar. Em função disso, os estudantes dos Cursos técnicos integrados em Automação, Eletromecânica e Informática puderam vivenciar na prática uma experiencia formativa e crítica sobre o papel das ciências e das tecnologias na preservação da história, na defesa da cultura popular e no reconhecimento das origens étnicas do povo brasileiro.
O Arqueólogo, destacou ainda a importância dos estudos sobre os povos indígenas e o papel das instituições de ensino na defesa do patrimônio e da história dos povos originários.
Depois da aula do professor Juvandi, o professor Arthur Franklin Ferreira Lopes apresentou ao público o Museu itinerante de história natural da UEPB. Nesse fantástico Museu foi possível observar acervos arqueológicos, paleontológicos, geológicos, faunísticos, florísticos e espeleológicos do território paraibano.
O evento teve a participação de toda a comunidade educativa, de convidados e historiadores da região que debateram também sobre os registros históricos que apontam para a existência de um cemitério indígena na comunidade Alto dos Currais, município de Itabaiana-PB.
A proposta do encontro foi construída pela equipe do projeto de pesquisa PESQUISANDO E APRENDENDO SOBRE A PRESENÇA DOS POVOS INDÍGENAS NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA-PB (Edital 03/2024 – Interconecta da Pró-reitoria de pesquisa), com a parceria da equipe do Museu de história natural da UEPB, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Itabaiana-IFPB e da comunidade educativa do Campus.