Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2024 > 09 > Equipe de projeto de pesquisa realiza atividade de campo em local de antigo cemitério indígena no município de Itabaiana-pb.

Noticia

Equipe de projeto de pesquisa realiza atividade de campo em local de antigo cemitério indígena no município de Itabaiana-pb.

Atividade de campo na comunidade Alto dos Currais.
por publicado: 23/09/2024 09h32 última modificação: 23/09/2024 09h32

A equipe do projeto PESQUISANDO E APRENDENDO SOBRE A PRESENÇA DOS POVOS INDÍGENAS NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA-PB (Edital 03/2024 – Interconecta da Pró-reitoria de pesquisa) em parceria com o Professor e arqueólogo Juvandi de Souza Santos (UEPB), realizou no dia 18 de setembro de 2024 uma atividade de campo na comunidade Alto dos Currais, município de Itabaiana-PB.

Segundo os historiadores J. C. Cardoso Monteiro (1910), e Sabiniano Maia (1976), no local foram encontrados no século XIX vestígios de um cemitério indígena capaz de revelar que na região onde atualmente fica localizado o município de Itabaiana, fora morada dos povos originários.

Com base nesses dados, a Equipe do projeto deu início a um estudo que tem como principal objetivo resgatar a história dos povos indígenas para desenvolver ações educativas nas comunidades que contribuíam no reconhecimento da importância desse grupo étnico na história do município de Itabaiana-PB. A atividade de campo representa uma das ações desse projeto de pesquisa.

Na comunidade Alto dos Currais os jovens estudantes foram orientados pelo Professor e arqueólogo Juvandi de Souza Santos sobre quais seriam os possíveis locais das habitações dos povos indígenas, como se organizavam para o trabalho, sepultavam seus mortos, entre outras. Na oportunidade o educador mediou reflexões sobre a relação entre o meio ambiente e a vida cotidiana dos povos, o trabalho do arqueólogo e o papel das ciências e das tecnologias na preservação da história.

Depois de realizar uma análise na localidade, o professor Juvandi destacou que o estado avançado de urbanização da região do Alto dos Currais representava um desafio para a realização de escavações que pudessem encontrar vestígios da presença dos povos indígenas.

Segundo as reflexões dos participantes da atividade, se no período das escavações o espaço tivesse sido preservado como sítio arqueológico, a história da região poderia ser contada não apenas através de relatos escritos, mas de elementos concretos da cultura material dos povos indígenas que representariam um verdadeiro patrimônio da humanidade.

Participaram da atividade: Estudantes pesquisadores/pesquisadoras: Luana Camila de Souza Pereira, José Gabriel Silva de Souza, Diego Mauricio de Sá, Maria Clara do Nascimento Costa, Gilmara Eliza dos Santos, Marcos Dias da Costa Silva, Yasmin Evellyn da Silva Almeida, Adilah Jaianne Araújo Gomes da Silva, Maria Lívia Domingos de Araújo, Mariana Oliveira da Silva, Samuel da Silva Malheiros, Layanne Karoline Lourenço Domingos e Maria José Vicente Vasconcelos. Motorista: Edvan Vicente do Rego. Professora e professores do IFPB: Dandara Monalisa Mariz da Silva Quirino Bezerra, Josemi Medeiros da Cunha e Paulo Tavares Muniz Filho. Professores da UEPB: Juvandi de Souza Santos e Arthur Franklin Ferreira Lopes. Pesquisadores da região: Arthur Anderson Honorio Pereira e José Paulo Rosa da Conceição.

registrado em: