Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2024 > 09 > Reunião com Representantes do Setor Industrial Debate o Perfil dos Egressos dos Cursos do Campus Itabaiana

por publicado: 04/09/2024 19h56 última modificação: 04/09/2024 20h53

No Campus Itabaiana realizou-se reunião importante com representantes das empresas Alumasa, Alpargatas e MGS para discutir o perfil dos egressos dos cursos técnicos em Eletromecânica e do curso superior em Engenharia de Controle e Automação. A reunião contou com a participação de docentes e técnicos administrativos do campus e aconteceu no auditório da unidade.

O objetivo principal da reunião foi promover um diálogo direto entre a comunidade acadêmica e o setor industrial da região, visando alinhar as competências e habilidades dos egressos às demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. A seguir, destacamos os principais pontos abordados durante o encontro.

Apresentação dos Cursos Ofertados:
Os representantes do campus fizeram uma breve apresentação dos cursos técnicos em Eletromecânica e do curso superior em Engenharia de Controle e Automação, destacando suas matrizes curriculares e objetivos formativos.

Perfil Desejado dos Egressos:
Foi discutido o perfil dos egressos, considerando as habilidades e competências técnicas que o setor industrial espera dos formados nos cursos técnicos de Eletromecânica e em Engenharia de Controle e Automação. Os participantes também avaliaram a adequação das matrizes curriculares às expectativas do mercado.

Necessidades e Expectativas do Setor Industrial:
Os representantes das empresas compartilharam suas demandas atuais e futuras, identificando lacunas entre o perfil dos egressos e as necessidades da indústria. Houve também uma discussão sobre as habilidades socioemocionais e comportamentais que são valorizadas no ambiente de trabalho.

Parcerias e Projetos:
Foram exploradas possibilidades de parcerias entre o campus e as empresas, como oportunidades de estágios, visitas técnicas, projetos conjuntos e colaboração na atualização curricular e em programas de extensão. Também foi discutida a viabilidade de desenvolver projetos de pesquisa e inovação em parceria.

Sugestões para Melhorias:
Foram propostas melhorias nos currículos dos cursos para que estejam alinhados com as demandas do setor industrial, além de iniciativas que possam integrar melhor os alunos ao mercado de trabalho.

As coordenações de cursos definirão um cronograma de ações futuras, incluindo o estabelecimento de um canal de comunicação contínuo entre o campus e o setor industrial para acompanhar e implementar as mudanças discutidas.

A reunião foi encerrada com um balanço positivo das discussões e com o compromisso de fortalecer a parceria entre o Campus Itabaiana e o setor industrial da região, visando preparar cada vez melhor os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.