Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2024 > 10 > Inscrições para Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) até 15 de outubro.

Inscrições para Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) até 15 de outubro.

O Campus Itabaiana é um dos polos onde as provas serão realizadas.

por publicado: 13/10/2024 20h20 última modificação: 13/10/2024 20h20

As inscrições para a Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) estão abertas até o próximo dia 15 de outubro. A competição é realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A olimpíada é destinada a alunos de escolas públicas e privadas do estado da Paraíba, a partir do 6° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site da OPM.

As provas irão acontecer no dia 30 de novembro em 14 polos espalhados pelo Estado, são eles: Araruna; Campina Grande; Cajazeiras; Cuité; Guarabira; Itabaiana; Itaporanga; João Pessoa; Monteiro; Mamanguape; Patos; Pombal.

Quem pode participar - A competição é dividida em três níveis: nível 1, para alunos matriculados no 6° ou 7° anos do Ensino Fundamental; nível 2, para alunos matriculados no 8° ou 9° anos do Ensino Fundamental; e nível 3, para alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.

Provas - As provas da OPM 2024 serão realizadas no próximo dia 30 de novembro, das 9h às 12h, com duração máxima de 3 horas.

Sobre a OPM - A Olimpíada Paraibana de Matemática tem entre seus objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos alunos; desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores; influenciar na melhoria do ensino da matemática no nível básico e o estímulo aos jovens talentos; promover a integração entre a Universidade e os estudantes e profissionais da área de ensino de Matemática; além de estimular a participação de discentes de graduação em matemática em pesquisas envolvendo a Metodologia de Resolução de Problemas.