Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2024 > 12 > 5° mostra de artes acontece no campus Itabaiana com a participação de estudantes e da comunidade

Noticia

5° mostra de artes acontece no campus Itabaiana com a participação de estudantes e da comunidade

por publicado: 09/12/2024 08h34 última modificação: 09/12/2024 08h34

No dia 04 de dezembro de 2024, o Campus Itabaiana realizou a abertura da 5° Mostra de Artes com a participação de estudantes e da comunidade.

A abertura do evento contou com as participações da Camerata de violões e cordas pinçadas (IFPB) e do grupo Iamaká (UFPB) ambos de João Pessoa, e coordenados pelo professor Vinicius de Lucena. O primeiro grupo apresentou uma sequência que incluiu forró, lundu, samba e pop, enquanto o segundo grupo apresentou composições de música clássica antiga instrumental e cantada. O grupo de Teatro do campus Itabaiana convidou e guiou o público a imersão experimental em cada instalação artística através de performances. 

A Mostra corresponde à culminância de atividades de ensino desenvolvidas pelos componentes curriculares de Artes e de Sociologia durante todo o ano de 2024.

No processo de ensino e aprendizagem 120 estudantes dos primeiros anos dos Cursos técnicos integrados de Automação Industrial, Eletromecânica e Informática, vivenciaram uma formação teórica e prática de diálogo entre os saberes das artes e as questões e desafios da vida cotidiana e social.

Em cada etapa de estudos os jovens foram convidados a construir no Laboratório de Artes objetos e instalações artísticas que dialogassem e convidassem a reflexão acerca de temas que abarcam: ecologia e universos particulares; imagem nas redes sociais e ideologia; diversidade;  e sustentabilidade. 

Como resultado das experiências formativas, os estudantes construíram as instalações: Dá-me tua mão; Universos particulares (dividida em três seções); Efêmero a imagem e a mensagem, 33 Cabeças; e Existimos.

O professor de Artes Emanuel Guedes Soares da Costa destacou a importância do diálogo com outros componentes curriculares para ampliação dos saberes construídos e do crescimento do evento: “As primeiras quatro mostras contemplaram apenas as Artes Visuais. Este ano com a colaboração do professor Josemi Cunha, os estudantes foram oportunizados a se expressarem através da linguagem teatral.” Ainda, destacou a importância da valorização da produção e expressão artística dos estudantes, como também, do fortalecimento dos meios (espaço e insumos) garantindo um direito previsto na LDBEN. 

O coletivo agradece a participação e a colaboração de todos que contribuíram para a realização do evento.

registrado em: