Noticia
A história dos povos indígenas é apresentada no centro de Itabaiana por estudantes pesquisadores
No Centro comercial do município de Itabaiana, jovens estudantes do Campus desenvolveram uma ação educativa junto à população sobre a história do cemitério indígena localizado na comunidade Alto dos Currais e dos povos originários que habitaram a Paraíba.
Nos momentos de diálogo com a comunidade, foram construídas reflexões sobre a importância da descoberta de urnas funerárias em 1890 em Itabaiana, e seu impacto na história da região. Segundo os registros de historiadores, os povos que habitavam a localidade tinham origem Tupi.
Em suas falas, os jovens pesquisadores defenderam que a sociedade itabaianense deveria valorizar mais a sua história e as suas origens étnicas e culturais.
Para a realização da atividade, foram utilizados materiais didáticos como expositores com peças representando o processo de sepultamento dos povos tupis, cartilhas produzidas pelos estudantes, banners e vídeos.
A ação educativa é fruto de um projeto de pesquisa intitulado Pesquisando e aprendendo sobre a presença dos Povos Indígenas no Município de Itabaiana-PB (Edital Chamada 03/2024 - Interconecta).