Noticia
Estudantes do IFPB Campus Itabaiana são premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e certificado de Honra ao Mérito na VIII Olimpíada de Meio Ambiente - OMA 2024
A Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) é uma ação do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), escola vinculada à UFPB, em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Bananeiras, PB, com a finalidade de estimular ações de Educação Ambiental em escolas públicas do Ensino Médio do estado da Paraíba.
A 1ª fase da VIII OMA foi realizada no dia 05 de junho de 2024, dia este que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, com a participação de 53 discentes dos 1º aos 3º anos do Ensino Técnico Integrado do IFPB Campus Itabaiana. Já a 2ª fase da VIII OMA foi realizada no dia 18 de setembro de 2024 com a participação de 12 discentes.
O Resultado final da 2º etapa foi divulgado no dia 09 outubro de 2024 e a cerimônia de premiação ocorreu no dia 27 de novembro no auditório do CAVN, no Campus III da UFPB, na cidade de Bananeiras.
No total tivemos 10 estudantes premiados, sendo cinco medalhistas de ouro (Daniel José Muniz Alves da Silva - 2º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial; George Luis Oliveira de Camargos, Mikael Louro Araujo e Luís Albuquerque de Araújo – todos do 3º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industria; e Maria Clara da Silva Santana - 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletromecânica); uma medalhista de prata (Lavínya de Andrade Nascimento A. Souza - 1º ano do curso Técnico Integrado em Informática), três medalhistas de bronze (Lívia Jenyffer de Araújo França - 1º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial; Natã Colaço Cavalcanti Gomes e Valdenylson Gomes dos Santos – ambos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial) e um certificado de honra ao mérito (Guilherme Matheus Pereira da Silva - 1º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial).
O aluno Mikael foi tricampeão em medalhas de ouro durante a OMA dos anos de 2022, 2023 e 2024. Segundo relato dele “foi uma honra para mim nesses três anos no IFPB Campus Itabaiana ter tido a oportunidade de participar e ser premiado na Olimpíada do Meio Ambiente, que exige bastante da correlação entre diversas áreas do conhecimento, com foco especial em biologia, física e química. Fui levando ao máximo na reflexão acerca das questões atuais que envolvem a relação entre ser humano e o planeta. Como agradecimento especial, tenho que destacar a atuação da professora Dandara Monalisa, que, ao propor essa olimpíada aos estudantes, faz com que eles executem mais do que uma prova, fazendo com que eles também entendam como reagir perante as mudanças que afetam tanto a natureza quanto o ser humano, pois a preservação do meio natural não deve se encontrar separada da prosperidade humana. Além disso, as cerimônias de premiação sempre demonstram como as diversas escolas premiadas também estão de acordo com a proposta da olimpíada, visto que, os relatos dos responsáveis pelas suas respectivas instituições emocionam e fazem com que, a cada ano que se passa, a aplicação da prova se estenda para mais e mais horizontes”.
A aluna Lavínya também relatou que “participar da Olimpíada do Meio Ambiente foi uma experiência muito enriquecedora. Adquiri muitos conhecimentos acerca da temática abordada e pude compreender ainda mais como o meio ambiente tem grande importância e impacto na vida de cada indivíduo. Além disso, também obtive grande senso de responsabilidade ambiental. Por fim, foi muito gratificante fazer a prova e ser medalhista. Essa vivência contribuiu significativamente para a minha trajetória acadêmica”.
A professora de Biologia Dandara destacou que “as medalhas e o certificado de honra ao mérito dos estudantes representam um motivo de orgulho para o IFPB Campus Itabaiana e impulsionam o aprofundamento dos estudantes em temas ambientais, além da sensibilização dos mesmos no processo de Educação Ambiental. A professora também espera que resultados como esse incentivem ainda mais a dedicação e participação dos estudantes na Olimpíada de Meio Ambiente e estimulem atitudes corretas relacionadas às questões ambientais”.