Noticia
Assentamento Almir Muniz celebra sua Memória e História em atividade de Projeto de Extensão/Comunicação
Na noite do dia 04 de fevereiro, a comunidade do Assentamento Almir Muniz se reuniu para celebrar a sua memória, história e luta.
No primeiro momento do encontro, os músicos e poetas populares declamaram poesias sobre a vida campesina e a história da comunidade.
No segundo momento, os jovens apresentaram a história da comunidade construída a partir de entrevistas realizadas com os camponeses que participaram ativamente do processo democrático de luta pela Reforma Agrária.
Para isso, foram entregues cartilhas sobre a história do Assentamento. As cartilhas foram construídas pelos jovens com o objetivo de valorizar a memória da comunidade e de registrar documentalmente os acontecimentos considerados mais significativos.
No terceiro momento, os jovens apresentaram três painéis com pinturas construídas com base nas entrevistas e na história do Assentamento.
O evento foi finalizado com uma Roda de capoeira apresentada pelo grupo Dendê Maré. Na oportunidade, as pessoas foram convidadas a participar da roda, vivenciando um momento de confraternização e de valorização da cultura popular.
É importante destacar que o evento representa a culminância de um projeto de extensão (Assentamento Almir Muniz: Memória, História e Permanência, executado pelo Edital nº 16/2024 - Pró-Culturas 2024), realizado pelo Campus Itabaiana em parceria com a Associação do Assentamento Almir Muniz e a Comissão Pastoral da Terra-CPT.
Nesse projeto, os jovens realizaram durante quatro meses uma pesquisa sobre a memória da comunidade utilizando-se da metodologia da história oral. Essa pesquisa teve como principal objetivo valorizar a história do Assentamento a partir do registro das memórias das pessoas da própria comunidade.