Noticia
Comunidade do Campus Itaporanga recebe equipe do PLANEDE
A comunidade do Campus Itaporanga recebeu, na manhã da terça-feira, 8 de agosto, a equipe de implantação do sistema Planejamento Estratégico Decenal (PLANEDE). O encontro teve como objetivo apresentar o sistema aos diretores, coordenadores, representantes dos docentes, técnicos administrativos e discentes.
O Sistema foi apresentado pela Diretora de Planejamento Institucional do IFPB, Elaine Brito, e pelo Administrador da DPI, Vitor Santos. A referida diretora explicou que o PLANEDE é fruto de várias oficinas, nas quais participaram docentes ativos e inativos, estudantes, egressos, pais de alunos etc., sendo, portanto, uma ferramenta construída de forma democrática e participativa.
Para o Diretor de Gestão de Pessoas do IFPB, Aguinaldo Tejo, que na oportunidade representou o Reitor, não se consegue, no mundo moderno, otimizar recursos orçamentários e financeiros sem planejamento. “O IFPB é uma instituição que transforma vidas, mas num momento de dificuldades pelo qual passam as contas públicas, um planejamento bem feito fará a diferença e garantirá otimização dos recursos e, consequentemente, mais oportunidade para discentes e servidores”, concluiu Tejo.
Respondendo aos questionamentos do público, a Diretora de Planejamento Institucional, Elaine Brito, acrescentou que, posteriormente, a comunidade do Campus receberá capacitação para utilização de cada ferramenta do sistema.
O Diretor Geral do Campus Itaporanga, professor Ridelson Farias, que já fez o treinamento do Sistema, reafirmou que a ferramenta possibilitará o acompanhamento e o monitoramento do planejamento, da evolução e da execução das ações de cada setor que compõe a gestão do Campus, facilitando a identificação de fragilidades e de potencialidades em cada área.
Para o professor Pedro Gabi, o PLANEDE possui grande valia para o planejamento estratégico institucional. Em sua avaliação, ainda há um grande caminho a percorrer na implementação da ferramenta em todos os campi, mas, sem sombra de dúvidas, ela multiplicará a eficiência nos processos de gestão administrativa e educacional.