Noticia
Projetos do campus Itaporanga são premiados no SIMPIF 2017
O 2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (SIMPIF 2017) é um evento promovido pela PRPIPG/IFPB. O evento constitui uma ação institucional de congraçamento de toda a comunidade do IFPB em torno da socialização de experiências e resultados de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pelos pesquisadores (servidores e estudantes) dos diversos campi. O SIMPIF visa promover a interação social e a disseminação da cultura e da inovação tecnológica, oportunizando a difusão do conhecimento produzido.
Pesquisadores e discentes do campus Itaporanga participaram do evento com exposição/apresentação dos resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos no ano de 2016. Foram 5 projetos coordenados por docentes do campus que orientaram 10 discentes bolsistas do curso técnico integrado em edificações no desenvolvimento das pesquisas.
Na oportunidade, o trabalho intitulado “Descarte Limpo de Resíduos Sólidos Originários da Cadeia Têxtil do Município de Itaporanga/PB Visando a Proteção Ambiental” desenvolvido por Francis Naiara Pereira Barreiro e José Hilton Paz de Sousa (discentes), por Anaíze Anália de Oliveira (Pedagoga) e orientado pelo professor Franklin Medeiros Galvão recebeu o prêmio de 3º lugar de Iniciação Científica, área de Engenharia III. Já o projeto “Diagnóstico da Qualidade da Água dos Poços Artesianos da Área Urbana Do Município de Itaporanga – PB” orientado pelo professor Ridelson Farias e desenvolvido pelo aluno do curso técnico em edificações, William Reynaldo Lemos Guimarães, foi premiado, na área multidisciplinar, como o 2º melhor trabalho.
A Coordenador de Pesquisa do campus Itaporanga, professor Renan Gomes Lucena, pontuou que foi uma experiência muito positiva para os alunos, pois além da integração com outros estudantes, eles tiveram a oportunidades de participar de um grande evento que reuniu mais de 2000 pessoas das várias áreas do conhecimento.
Para Franklin Galvão, orientador de uma das pesquisas, o resultado foi muito gratificante. O trabalho reflete o resultado de ações que envolvem a comunidade do IFPB e as industrias têxtis da região do vale do Piancó, conclui o professor.