Noticia
Campus Itaporanga realiza reunião para ações de enfrentamento ao COVID-19.
Na manhã de hoje (19/03), os gestores do Campus Itaporanga se reuniram com o propósito de discutir ações de enfrentamento ao COVID-19. Na ocasião o professor Ridelson, Diretor-Geral, reiterou que as ações adotadas pela instituição, no sentido de suspender as atividades acadêmicas, visam salvaguardar a integridade da comunidade do IFPB e da população brasileira como um todo.
Ridelson externou que desde o dia 16/03 – quando saiu a Instrução Normativa nº 21/2020 da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 – a comunidade vem debatendo o tema incansavelmente no campus Itaporanga. Todas as informações discutidas desde o dia 17/03 na reunião do Colégio de Dirigentes do IFPB (CODIR), sobre o enfrentamento da pandemia do COVID-19, que culminou com a suspensão das atividades do IFPB (Recomendação 01/2020 – CODIR/REITORIA/IFPB ao Conselho Superior do IFPB – CONSUPER que emitiu a Resolução AR 13/2020 – CONSUPER/REITORIA/IFPB), de 17 de março de 2020, vêm sendo compartilhadas com os demais servidores e pessoal terceirizado, concluiu Ridelson.
O Diretor de Administração, Planejamento e Finanças - Flaviano da Silva – apresentou uma minuta de recomendações - que será encaminhada às empresas contratadas - acerca do funcionamento dos serviços terceirizados. A minuta apresenta orientações para cumprimento das regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e conscientização dos funcionários terceirizados, cumprimento rigoroso de cláusulas contratuais (para os serviços de limpeza) - principalmente aquelas referentes aos prazos de entrega de suprimentos de higienização e procedimentos de identificação de possíveis terceirizados que se encontrem no grupo de risco (portadores de doenças crônicas, histórico de contato com suspeito ou confirmado para COVID-19 nos últimos 14 dias, idade acima de 60 anos etc.); para avaliação da necessidade de suspensão ou a substituição temporária desses trabalhadores. Durante esta semana, nenhum serviço terceirizado foi interrompido, mas atividades remotas e escalas de revezamento, para evitar aglomeração, foram adotadas pela gestão, concluiu Flaviano.
Como relação as rotinas de trabalho do pessoal terceirizado para a próxima semana, o campus está aguardando as orientações da reitoria que elaborará um documento com as orientações da Procuradoria Federal.
O professor Franklin, Diretor de Ensino, vem dialogando com o corpo docente e já ressaltou que a determinação é que todas as atividades do ensino estejam suspensas, não sendo reconhecida, oficialmente, nenhuma atividade à distância. Esclarecimentos aos pais, por telefone, sobre a situação das atividades e cuidados com a prevenção ao COVID-19 serão rotinas da DDE, concluiu o gestor.