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Curso de Programação e Robótica abre inscrições
De volta às atividades presenciais desde fevereiro deste ano, o Campus Itaporanga acaba de abrir inscrições para o curso presencial de Programação e Robótica para estudantes da rede pública de ensino do Vale do Piancó. São duas turmas, cada uma com 20 vagas, destinadas a alunos que estejam regularmente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino básico em escola municipal ou estadual da região.
O curso é uma ação de extensão do projeto PrograMar no Sertão, que tem por objetivo estimular o pensamento computacional e matemático em adolescentes sertanejos da fase final do ensino fundamental. A duração do curso é de 30 horas e o início das aulas está previsto para o dia 22 de março.
Para se inscrever, o estudante deverá acessar o formulário eletrônico, disponibilizado ao final da matéria, e preencher os dados solicitados, escolhendo ao final quais dias e horário de sua preferência.
A distribuição das turmas obedecerá a ordem de inscrições. Aqueles que não ingressarem na turma de sua preferência poderão ser remanejados para a outra turma, desde que haja vagas disponíveis. Quem não for chamado para as turmas iniciais permanecerá na lista de espera para as próximas turmas que serão oferecidas ao longo do ano.
São quatro professores e nove estudantes bolsistas do Campus Itaporanga envolvidos no projeto, que é coordenado pelo professor Douglas Xavier, do curso de Informática.
O projeto PrograMar no Sertão foi aprovado pelo Edital IFES 01/2021 do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e viabilizado com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com o IFPB. As atividades do projeto seguirão até dezembro de 2022.
Programação do curso
Abaixo, você pode conferir a programação completa do curso:
Módulo 1- Noções de algoritmos e lógica de programação
Introdução a algoritmos
Representação narrativa e em fluxograma
Pseudocódigos
Elementos básicos e tipos de dados
Operadores aritméticos, lógicos e relacionais
Comandos/conceitos de entrada e saída
Estruturas de controle e repetição
Módulo 2 - Programação em blocos com Scratch
Conhecendo a programação em blocos
Apredendo a programar movimentos
Trabalhando com operadores e variáveis
Criando e executando um jogo em Scratch
Módulo 3 - Robótica
Montagem de robôs
Controles e comandos de robôs com Scratch
Introdução ao Arduíno
Sensores robóticos
Projeto de robô LEGO
Inscrições
Acesse o link a seguir para realizar sua inscrição no curso: https://forms.gle/fyN1XyU5RCDLo5c3A