Noticia
Campus Itaporanga certifica Curso de Formação Inicial e Continuada de Agricultura Orgânica
O IFPB Campus Itaporanga realizou nesta quarta-feira, (10/07/2024), a solenidade de certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada de Agricultora Orgânica. O curso certificou 38 mulheres da região do Vale do Piancó por meio do programa Mulheres Mil, que é uma iniciativa do Governo Federal que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social para que ingressem no mercado de trabalho e consequentemente tenham um empoderamento financeiro e social.
Com carga horária de 160 horas, o curso apresentou disciplinas técnicas voltadas para a área da Agricultura Orgânica como Práticas de Agricultura Orgânica, Certificação e Comercialização de Produtos Orgânicos, Sistemas de Produção Orgânica e Segurança no Trabalho Rural. O diferencial do curso foi a inclusão de um módulo voltado para o empoderamento das mulheres em frente à sociedade e da sua vida pessoal e financeira que objetiva o aprimoramento de habilidades diversas com disciplinas de Oratória, Leitura e Produção de textos, Noções de Biossegurança, Empreendedorismo, Cidadania e Direito das mulheres, Educação Financeira e Inclusão Digital, corroborando para o desenvolvimento das mulheres residentes das cidades de Itaporanga e Boa Ventura.
Estiveram presentes na mesa de honra do evento o Diretor Geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa; o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Franklin Medeiros Galvão; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista Bezerra de Melo; a Coordenadora Sistêmica do programa Mulheres Mil do IFPB, Carmem Betty Batista da Silva; e representante do municípios parceiros de Itaporanga, Nara Kerlianny Dantas Leite, e Boa Ventura, Maria Aparecida Oton de Freitas.
A cerimônia foi conduzida pela Assistente Social do Campus, a servidora Maria Dayanne de Sousa Cabral. A certificação foi prestigiada com um momento cultural pelo pedagogo do Campus, o servidor Jacques Douglas Marques dos Santos, fez uma apresentação lírica da música “Ave Maria”, que foi escolhida para homenagear todas as mulheres presentes por representar uma mulher guerreira e que é símbolo de luta e respeitada por todos, independente de religião, e sua história se reflete na vida de diversas mulheres.
Tivemos o juramento proferido pela aluna Cleria Juliana Ferreira de Oliveira, e posteriormente o discurso enternecedor da aluna oradora Maria Solange Bezerra, representando a turma. Após os discursos da mesa de honra que ressaltaram a importância da iniciativa em proporcionar a qualificação profissional para as mulheres pertencentes do grupo em tela do Programa Mulheres Mil e as homenagens, felicitações e votos de um futuro promissor para as concluintes foi iniciada a entrega dos certificados para as formandas.
As alunas foram convidadas para receber seus certificados de conclusão das mãos dos integrantes da mesa de honra da solenidade, dos professores formadores presentes e do apoio administrativo e acadêmico da gestão local do Programa Mulheres Mil. A cerimônia foi encerrada de forma sublime com a parabenização às alunas pela conquista da formação.