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Fluxo de Processos Logísticos

por Márcio Carvalho da Silva publicado 20/03/2021 10h09, última modificação 18/02/2025 18h34

Até 2021, as contratações públicas no Brasil eram regidas principalmente pela Lei nº 8.666/1993, que estabelecia as normas gerais de licitações e contratos administrativos. No entanto, com a publicação da Lei nº 14.133/2021, houve uma modernização e substituição do antigo modelo, trazendo maior transparência, eficiência e inovação ao processo licitatório.

Entre as principais mudanças, a Lei 14.133 extinguiu modalidades como Tomada de Preços e Convite, consolidando o Pregão e o Diálogo Competitivo. Além disso, ampliou o uso do pregão eletrônico, estabeleceu critérios objetivos para julgamento, reforçou a exigência de planejamento e gestão de riscos, aumentou as penalidades para irregularidades e trouxe novos mecanismos de governança e controle.

A nova legislação passou por um período de transição, no qual ambas as leis puderam ser aplicadas, mas, a partir de 1º de abril de 2023, a Lei 8.666 foi oficialmente revogada, consolidando a Lei 14.133 como o principal marco das contratações públicas no Brasil.

A seguir serão apresentados os fluxos de processos do trabalho do DLOG considerando suas coordenações vinculadas:

Licitação - Modalidade Pregão Eletrônico

Esse processo orienta como deve ser realizado o passo a passo para solicitação de compras de bens materiais ou contratação de serviços pela modalidade de pregão eletrônico.

Licitação - Modalidade Dispensa de Licitação

Esse processo orienta como deve ser realizado o passo a passo para solicitação de compras de bens materiais ou contratação de serviços quando for possível realizar a dispensa da licitação.

Licitação - Modalidade Inexigibilidade

Esse processo orienta como deve ser realizado o passo a passo para solicitação de compras de bens materiais ou contratação de serviços por inexigibilidade (itens exclusivos).

Gestão dos Contratos

Esse processo tem por objetivo demonstrar como é feito o gerenciamento dos contratos do campus JP. 

Recepção de materiais no Almoxarifado

Esse processo orienta os procedimentos para recepção e armazenagem dos materiais no Almoxarifado.

Inventário de Materiais

Esse processo orienta o procedimento para realização de inventário de materiais no almoxarifado.

Desfazimento de bens inservíveis

Esse processo orienta como deve ser realizado o procedimeto para descarte de bens que já completaram seu ciclo de vida útil.

Gerenciamento do patrimônio

Esse processo orienta os procedimentos necessários para registro e tombo dos bens com responsabilização dos gestores que assumem liderança em setores do campus JP.