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Projetos que o NEABI organiza e participa/integra

por 1044027 publicado 15/02/2022 08h22, última modificação 07/11/2022 12h34
Breve descrição dos projetos de extensão que o NEABI organiza e/ou é parceiro.

Abrindo Caminhos NEABI  (Concluído)

Programa tem como objetivo fortalecer o protagonismo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus João Pessoa do IFPB, para a promoção da história e cultura afro-brasileira no âmbito do campus e comunidade externa, aproximando-os do fazer artístico e dos saberes tradicionais, acreditando no poder de transformação social das atividades propostas. Para tanto, busca atuar em duas frentes: a) no planejamento e fortalecimento do NEABI, sua comunicação social e estrutura física; e b) na promoção de evento e oficinas de extensão com temas relacionados à vida e a cultura das pessoas afrodescendentes e indígenas, visando assim à integração entre instituição e comunidade externa diante do retorno das atividades presencial no Campus João Pessoa em 2022.

  • Introdução ao Maracatu - da consciência negra ao carnaval (Concluído)

O projeto tem como objetivo oferecer apresentações artístico-culturais e oficinas de Maracatu, importante manifestação cultural brasileira, presente na tradição oral e que integra, de forma lúdica, música e dança. Para tanto, propõe-se a realização de: a) um circuito de apresentações artístico-culturais, quais sejam: a apresentação artística do Ponto de Cultura Maracastelo, grupo independente que atua na capital paraibana desde 2004, e a exibição do documentário audiovisual Ibadu, no evento em homenagem ao mês da consciência negra promovido pelo NEABI do Campus João Pessoa em novembro de 2021; e b) a realização de um circuito de oficinas de maracatu, abertas à comunidade, a serem realizadas presencialmente no Campus João Pessoa, durante o primeiro semestre de 2022, seguindo o calendário referente à biossegurança e as normas relativas ao retorno presencial das atividades do Campus. Tal proposta está vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus João Pessoa do IFPB e se fundamentam nas premissas das Leis n° 11.645/08 e n° 10.639/03, para a promoção da história e cultura afro-brasileira no âmbito do campus e comunidade externa, aproximando-os do fazer artístico aliado aos saberes tradicionais, acreditando no poder de transformação social das ações propostas.

  • Novos Tambores (Concluído)

O presente projeto objetiva proporcionar às comunidades interna e externa ao IFPB Campus João Pessoa vivências de confecção e manutenção de instrumentos percussivos artesanais, um dos diversos ofícios da/os brincantes e mestres da cultura popular afro-indígena-brasileira, mediante parceria entre: o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI/JP,  o Ponto de Cultura Maracastelo, o Núcleo de Extensão Dica: Diversidade, Cultura e Educação (Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba) e a Lutheria Alagbê. Pretende-se desenvolver ações de confecção, manutenção e afinação de tambores de matriz africana, trabalhando transversalmente as relações étnico raciais positivas, o empoderamento feminino e a valorização da diversidade cultural, sob a perspectiva das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Ao considerar a necessidade de desconstrução de um imaginário racista e de recriação do espaço da mulher na produção cultural, os saberes da lutheria e da cultura popular tomam novos significados no projeto, que conecta os conhecimentos populares e acadêmicos através da transformação dos materiais em som, signo e até através dos “novos tambores”. Desenvolvido desde 2018, o projeto ancora-se em metodologias que valorizam os saberes tradicionais das culturas populares e afro-brasileiras e a atuação de mulheres nas culturas negras e populares da contemporaneidade. A ação proposta compreende uma série de vivências e oficinas que proporcionarão aos participantes uma reflexão acerca do contexto sócio-histórico que envolve o fazer dos tambores afro-brasileiros, bem como, técnicas e informações relevantes sobre custo e venda dos instrumentos musicais. O projeto articula uma rede de colaboração entre instituições públicas de Educação, organizações sociais, comunidades quilombolas, além de grupos de cultura popular tradicional, seus mestres e mestras, artistas e arte-educadores, professores e movimentos sociais, propondo capacitação a jovens e contrapartidas sociais a fim de fomentar a cultura popular no estado da Paraíba e juntamente aos estudantes do IFPB/PB.

  • A Cultura Popular tá ON (Concluído)

“A Cultura popular tá on” é um programa que propõe uma pedagogia ativa, transdisciplinar e inovadora que objetiva promover a inclusão digital na educação pública, possibilitando que estudantes, docentes e toda comunidade do IFPB - Campus João Pessoa se apropriem de novas tecnologias, em diálogo com mestre/as e brincantes da cultura popular, por meio da articulação entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI - JP, Núcleo DICA -  Diversidade, Cultura e  Afro educação, Universidade Federal da Paraíba, Rádio Tabajara e  Ponto de Cultura  Maracastelo. Proposta que visa atuar na salvaguarda e difusão do Patrimônio Cultural afro-brasileiro, indígena, nordestino e paraibano, assim como garantir o cumprimento de dispositivos legais referentes à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 10.639/03; Lei nº 11.645/08) e Lei Cultura Viva. Com uma metodologia que costura tradição e inovação, possibilita um mergulho nas raízes dos povos originários brasileiros a partir de atividades de pesquisa, vivências e produção de conteúdos sobre o Patrimônio Cultural. No sentido de efetivar o protagonismo estudantil, irá possibilitar a expansão de habilidades técnicas dos papéis de editore(a)s, redatore(a)s, locutore(a)s, apresentadore(a)s e designers que o(a)s estudantes irão assumir. Será promovido um “Curso de Introdução ao Radiojornalismo”; os participantes irão produzir podcast com a temática da cultura popular paraibana e afro-brasileira para ser divulgado em redes sociais e disponibilizado em plataformas stream (Spotify), 08 spots sobre as expressões culturais, que serão veiculados na rádio, além de evento virtual de lançamento do podcast produzido. Os produtos do projeto buscam a valorizar a identidade paraibana, a diversidade e a memória e se embasam nas relações étnico-raciais positivas. A execução do projeto também propõe a continuidade das ações, trabalhando a autonomia da escola no desenvolvimento de novos produtos e projetos educacionais.

  • Vivenciando o Maracatu (Concluído)


Considerando o imperativo legal contido nas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/08 para a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, o presente projeto propõe oficinas e vivências que oferecem noções básicas sobre o Maracatu de Baque-Virado ou Maracatu Nação, importante manifestação cultural brasileira de matriz africana, reconhecida como bem imaterial do patrimônio artístico e cultural brasileiro e, transmitida através da oralidade. Amparado por princípios civilizatórios afro-brasileiros, o projeto pretende promover a realização de um circuito de oficinas de Maracatu Nação, estudando sua historicidade, valores e práticas, bem como, o ritmo, a dança e suas técnicas percussivas características. Além disso, pretende propiciar vivências com comunidades e territórios ancestrais ligados ao Maracatu Nação, com visitas à algumas das nações de Maracatu mais antigas em funcionamento, tendo como estruturante, a formação de rede entre e o intercâmbio dos saberes populares e acadêmicos, quais sejam: a Nação Estrela Brilhante do Recife (fundada em 1906), e a Nação Estrela Brilhante de Igarassu (fundada em 1824). Utilizando-se de metodologias que compreendem aulas teóricas e expositivas e, oficinas práticas, com bases teórico-epistemológicas relacionadas à Educação Popular (Paulo Freire), Educação Patrimonial (IPHAN), Pedagogia Griô (Pacheco) e Pedagogia Engajada (Hooks), as atividades propostas são abertas à toda comunidade, aos públicos interno e externo ao IFPB e realizadas presencialmente no prédio Lampião Maker do IFPB, em João Pessoa e, pontualmente nos territórios das nações de Maracatu, durante o período de vigência do edital. A culminância do projeto consiste na realização de um evento em parceria com o Coletivo Maracastelo, realizando um arrastão de Maracatu pelas ruas, levando ao público uma performance do desfile da corte real e de seu bloco percussivo, ao redor das dependências do Prédio Lampião Maker do IFPB, no centro da cidade de João Pessoa.


  • Imersão Cultural NEABI (Em andamento)

O Projeto “IMERSÃO CULTURAL NEABI: trocas de saberes entre Aldeia Vitória, Quilombo do Ipiranga e IFPB  propõe o intercâmbio cultural entre a comunidade acadêmica do IFPB - Campus João Pessoa, o público externo e dois parceiros sociais: o Quilombo do Ipiranga e a Aldeia Vitória do Povo Tabajara. As atividades propostas consistem em imersões culturais e trocas de saberes: primeiro, propõe-se visitações ao quilombo e à aldeia, nas quais os participantes poderão vivenciar suas histórias, costumes e culturas; segundo, realizar visitações destes grupos indígena e quilombola ao Campus João Pessoa, oportunidade em que participarão de Roda de Conversa sobre a história, estrutura e ofertas de ensino, pesquisa e extensão  oferecidas pela Instituição. Com bases teórico-epistemológicas relacionadas à Educação Popular (Paulo Freire) e Pedagogia Engajada (bell hooks) e com importância justificada nas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/08 para a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, os objetivos principais desta proposta extensionista são proporcionar descobertas vivenciais sob enfoque afro-brasileiro e indígena e criar novas possibilidades de conexões entre o IFPB e as associações parceiras.

  • EncontroS - Maracatu de Baque Virado (Em andamento)

Consiste no apoio à produção e realização de evento cultural de âmbito nacional e internacional intitulado “EncontroS - Maracatu de Baque-Virado”, que no ano de 2022 completa dez anos de (re)existência, e pela primeira vez ocorre na Paraíba. O evento consiste em espaço de imersão, troca e valorização do Maracatu de Baque-Virado, promovendo o intercâmbio cultural entre Nações de Maracatu e grupos que trabalham com esta expressão do Patrimônio Cultural brasileiro. O evento, de caráter itinerante, já ocorreu em cidades dos estados de SP, RJ), SC, AL, e é acompanhado pelo público de todo Brasil e outros países. O EncontroS - Maracatu de Baque Virado (edição 2022-Paraíba) ocorrerá entre os dias 12 e 14 de novembro e contará com espaços de rodas de conversa e apresentações culturais dos grupos da região e Nações de Maracatu convidadas. Para esta edição, haverá um recorte temático que visa potencializar o empoderamento e visibilidade da comunidade LGBTQIPN+ dentro do Maracatu de Baque-Virado por meio das Baianas Ricas,que são figuras representadas por homens gays, bissexuais ou pessoas trans, que atuam dentro das comunidades onde estas Nações estão inseridas. Este projeto também objetiva a produção textual de um resumo expandido elaborado pelo(a)s estudantes voluntários do IFPB que ingressarem no projeto. O evento está vinculado com o projeto de extensão "Vivenciando o Maracatu", aprovado no edital nº 12/2022 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS Campus João Pessoa EXTENSÃO, CULTURA E INOVAÇÃO, em execução até 31/12/2022.

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