Noticia
Campus João Pessoa promove evento alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Fumo
Autoridades de saúde em todo mundo alertam sobre os diversos prejuízos à saúde que o hábito de fumar causa. Além de estar relacionado a uma variedade de tipos de câncer, o tabagismo também é um dos fatores que ocasionam doenças cardiovasculares. O dia 29 de agosto foi instituído como Dia Nacional do Combate ao Fumo.
Estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas apresentou resultados que apontam para o aumento no consumo de cigarros no Brasil. O estudo identificou que 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia durante a pandemia; 22,8% aumentaram em dez, 6,4% em até cinco e 5,1% em 20 ou mais cigarros. Todo o contexto de incertezas, medo, ansiedade e estresse, gerados pela pandemia são alguns dos fatores apontados como responsáveis pelo aumento do consumo de cigarro. Esse fato, aliado aos prejuízos provocados pela utilização de cigarros e em especial durante a pandemia exige algumas reflexões.
Muitas doenças são causadas pelo consumo do cigarro, dentre elas as cardíacas e pulmonares, para além dos vários tipos de cânceres. Dentre os malefícios à saúde bucal os principais são: halitose (mau hálito); câncer bucal (denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral, mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca); doença periodontal (processo inflamatório crônico nos tecidos de suporte dentário), além de manchas na mucosa bucal, dentes e restaurações. Pode ainda afetar a fertilidade masculina, a viabilidade da gravidez e gerar malformação fetal. Some-se a tudo isso, o fato de que as principais comorbidades colocadas como fator de risco para a Covid-19 são decorrentes do tabagismo.
Pensando em como ajudar a comunidade acadêmica na luta contra o vício, o IFPB Campus João Pessoa promoverá um evento para falar sobre o uso do cigarro, os riscos que ele representa e como é possível tratar a dependência. O evento será uma roda de conversa on-line sobre tabagismo que acontecerá nessa quinta-feira, dia 27 de agosto, às 15h. Este debate inicia a agenda de rodas de conversas, organizada pelas coordenações de Promoção Social e Qualidade de Vida/DGDP e de Prevenção e Assistência à Saúde/DAEST.
A atividade será realizada por meio da plataforma de videoconferências Google Meet. As inscrições devem ser feitas através do telefone (83) 9.81831282. A roda de conversas vai contar com a presença de profissionais de saúde e psicólogos, que têm vasta experiência sobre o tema.
“Parar de fumar é uma decisão difícil, na qual se enfrenta o desafio da abstinência, uma vez que todos os produtos de tabaco contêm nicotina, substância viciante. Contudo, parar de usá-lo é a melhor maneira de proteger sua saúde, de seus entes queridos, especialmente as crianças, que ficam expostas à fumaça”, reforça a coordenadora da CPSQV Iolivalda Lima.
Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida/DGDP e a Coordenação de Prevenção e Assistência a Saúde/DAEST