Formas de Ingresso
PSCT
1. Como obtenho informações sobre os cursos técnicos integrados e subsequentes do IFPB ?
Acessando o Portal do Estudante, no menu Cursos, disponível neste link.
2. Quais são os requisitos para estudar no IFPB, no ensino integrado ao médio?
Ter concluído ou estar concluindo o 9º ano, que representa o último ano do ensino fundamental II.
3. Estou inscrita(o) no PSCT e não consigo entrar na área do candidato. Esqueci a senha e não consigo redefinir. O que eu faço?
O Controle Acadêmico não consegue redefinir a senha para os candidatos. Apenas o próprio candidato consegue realizar a troca de senha, por meio do link “criar ou recuperar senha” do Portal do Estudante. Esse procedimento envia um link para o e-mail que o candidato cadastrou no momento da inscrição. Por isso, é preciso verificar qual e-mail foi utilizado para a inscrição. Em caso de não ter mais acesso ao e-mail que foi cadastrado, a solicitação de troca do e-mail do cadastro deve ser enviada para a COMPEC - compec@ifpb.edu.br ou para Coordenação de Controle Acadêmico - cca.jp@ifpb.edu.br.
4. Estudei em escola particular até o 8º ano, o 9º ano estou estudando em escola pública. Ao fazer a inscrição no PSCT devo marcar a opção que estudei parte em escola particular e parte em escola pública?
O cadastro da inscrição deve ser o mais fiel possível. Se estudou parte em escola particular e parte em escola pública, deverá preencher o cadastro dessa forma também.
É preciso ter atenção e não confundir com a modalidade de vaga à qual vai concorrer. Para concorrer à vaga ação afirmativa (cota) é preciso atender a todos os critérios da Lei de cotas e da Portaria MEC nº 18/2012. Para ingresso em cursos técnicos (PSCT) por meio das cotas de escola pública é preciso ter estudado TODOS os anos (do 1º ao 9º) do Ensino Fundamental em escolas públicas. Para ingresso em cursos superiores por meio das cotas de escola pública, é necessário que o candidato tenha cursado TODO o Ensino Médio em escolas públicas.
Já para ingresso na Ampla concorrência, o candidato por ter estudado em escolas de qualquer natureza.
5. Quando acontecem problemas no sistema para anexar a documentação para inscrição no PSCT, com quem devo buscar informação?
Durante o período de envio da documentação, o candidato pode tirar as dúvidas com o Controle Acadêmico através do e-mail cca.jp@ifpb.edu.br. Mas antes, deve estar atento às orientações contidas nos editais de convocação, principalmente, quanto ao prazo de envio e ao formato e ao tamanho do arquivo a ser enviado ao sistema (apenas arquivos em formato .pdf, de até 10 MB), e atentar às orientações do Tutorial do Candidato.
6. Durante a realização da pré-matrícula não consegui anexar e enviar a documentação em PDF pelo SUAP, o que faço?
O sistema do Portal do Estudante só aceita o envio de documentos no formato PDF. É preciso utilizar programas e aplicativos que convertem os documentos para esse formato. É preciso também estar atento ao somatório do tamanho dos arquivos a serem enviados, pois o limite é definido em edital. O prazo de envio também é estabelecido por edital. Por isso, não é possível receber documentos nem antes nem depois desse prazo. Caso o candidato esteja com dificuldades, deve buscar auxílio no passo a passo descrito no Tutorial do Candidato. Se ainda assim tiver dificuldade, poderá entrar em contato com a Coordenação de Controle Acadêmico por meio do e-mail cca.jp@ifpb.edu.br.
7. Após realizar minha pré-matrícula no PSCT, como devo proceder? O IFPB entrará em contato comigo?
Os editais de convocação orientam que o candidato deve acompanhar todas as fases da pré-matrícula no Portal do Estudante do IFPB, conforme o cronograma publicado no próprio edital.
SISU
1. Como obtenho informações sobre os cursos superiores do IFPB?
Para obter informações sobre os cursos superiores do IFPB, você pode acessar o Portal do Estudante, no menu Cursos, deste link.
2. Durante a realização da pré-matrícula não consegui anexar e enviar a documentação em PDF pelo SUAP, o que faço?
O sistema do Portal do Estudante só aceita o envio de documentos no formato PDF. É preciso utilizar programas e aplicativos que convertem os documentos para esse formato. É preciso também estar atento ao somatório do tamanho dos arquivos a serem enviados, pois o limite é definido em edital. O prazo de envio também é estabelecido por edital. Por isso, não é possível receber documentos nem antes nem depois desse prazo. Caso o candidato esteja com dificuldades, deve buscar auxílio no passo a passo descrito no Tutorial do Candidato. Se ainda assim tiver dificuldade, poderá entrar em contato com a Coordenação de Controle Acadêmico através do e-mail cca.jp@ifpb.edu.br.
PSE
1. Como funciona o processo seletivo para graduados, que gostariam de cursar outra graduação?
O ingresso de candidatos já graduados, no IFPB, se dá por meio de duas opções:
a) através de um novo SISU;
b) participando do Edital “Processo Seletivo Especial (PSE)”, lançado semestralmente pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto, geralmente, cerca de 2 meses antes do início do próximo semestre letivo. Neste caso, a modalidade é denominada “Ingresso de Graduados” e a seleção ocorre mediante análise do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) e alguns outros critérios estabelecidos em Edital.