Processo - Aula de campo e visita técnica
1. Objetivo
O objetivo desse processo é descrever os procedimentos relacionados a atividade de campo (aula de campo e visita técnica), compatibilizando as regras gerais estabelecidas pelo Conselho Superior do IFPB e as específicas do Campus, definidas pelo Conselho Diretor, quanto a definição de prioridades e fluxos de aprovação e liberação das atividades de campo, prezando pelo gerenciamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros e pelo cumprimento das normas de segurança.
2. Normas e Documentos Relacionados
3. Fluxograma
4. Pré-requisitos
- Necessário que o docente interessado em realizar a visita técnica e/ou aula de campo viabilize as tratativas com as empresas ou instituições que irá receber a equipe;
- Apresentar um plano (cronograma) de realização da visita técnica;
- Investigar junto aos participantes, aqueles que forem menores de idade para procederem coleta de documento de autorização e termo de responsabilidade junto aos responsáveis;
- Realizar consulta junto ao setor de transportes do campus, para verificar disponibilidade de transporte na data prevista para a visita.
5. Documentos Eletrônicos Vinculados
Serão disponibilizados no SUAP (TIPO: Formulário) os seguintes documentos:
- ANEXO 1 - Formulário de Planejamento de Atividade de Campo;
- ANEXO 2 - Termo de Responsabilidade e Autorização/Ciência;
- ANEXO 3 - Formulário para Apresentação de Relatório de Atividade de Campo;
- ANEXO 4 - Ficha Médica;
- ANEXO 5 - Dados bancários dos alunos participantes da atividade de campo.
6. Passo a passo para abertura do processo
O Processo acontece em dois momentos: Antes e após a visita técnica.
ANTES DA VISITA:
1. Preencher os documentos 1 e 2 da lista de documentos acima (caso seja necessário, preencher os documentos 4 e 5), orientando aos alunos o preenchimento do Termo de Compromisso, Ficha Médica e Dados Bancários, com posterior digitalização dos mesmos (caso necessário, solicitar apoio da Secretaria Acadêmica para digitalização);
2. Fazer o login no SUAP e abrir processo eletrônico através do menu "Administração >> Processos >> Adicionar processo eletrônico" com os seguintes parâmetros:
Interessados: Servidores responsáveis pela visita, Coordenador do Curso, Coordenador da CAEN e Diretor de Ensino;
Tipo de Processo: Atividade de Campo
Assunto: Visita Técnica ou Aula de Campo
Nível de Acesso: Ostensivo (Público)
Setor de Criação: Coordenação do curso
3. Anexar os documentos do Passo 1;
4. Encaminhar o processo para Diretoria de Ensino (DDE) que irá dar ciência e remeter a SAC e CAEN;
5. A CAEN encaminha o processo para a Coordenação de Curso que ficará aguardando o relatório da Visita Técnica;
APÓS A VISITA TÉCNICA
5. Remeter o relatório da visita técnica (Anexo 3) ao coordenador de curso que irá incluir no processo eletrônico e remeter a DDE;
6. A DDE dá ciência e finaliza o processo no sistema.