Processo - Aula de campo e visita técnica

por Márcio Carvalho da Silva publicado 20/03/2021 11h37, última modificação 15/11/2023 18h13
Esse é um processo que acontece no decorrer do período letivo. Encontra-se inserido no terceiro bloco de processos do Macrofluxo dos Processos das Coordenações de Cursos.

1. Objetivo

O objetivo desse processo é descrever os procedimentos relacionados a atividade de campo (aula de campo e visita técnica), compatibilizando as regras gerais estabelecidas pelo Conselho Superior do IFPB e as específicas do Campus, definidas pelo Conselho Diretor, quanto a definição de prioridades e fluxos de aprovação e liberação das atividades de campo, prezando pelo gerenciamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros e pelo cumprimento das normas de segurança.

2. Normas e Documentos Relacionados

 

3. Fluxograma

 Esse é o fluxo que orienta desde a solicitação até a liberação para visita técnica

4. Pré-requisitos

  •  Necessário que o docente interessado em realizar a visita técnica e/ou aula de campo viabilize as tratativas com as empresas ou instituições que irá receber a equipe;
  • Apresentar um plano (cronograma) de realização da visita técnica;
  • Investigar junto aos participantes, aqueles que forem menores de idade para procederem coleta de documento de autorização e termo de responsabilidade junto aos responsáveis;
  • Realizar consulta junto ao setor de transportes do campus, para verificar disponibilidade de transporte na data prevista para a visita.

5. Documentos Eletrônicos Vinculados

  Serão disponibilizados no SUAP (TIPO: Formulário) os seguintes documentos:



6. Passo a passo para abertura do processo

 O Processo acontece em dois momentos: Antes e após a visita técnica.


ANTES DA VISITA:

1. Preencher os documentos 1 e 2 da lista de documentos acima (caso seja necessário, preencher os documentos 4 e 5), orientando aos alunos o preenchimento do Termo de Compromisso, Ficha Médica e Dados Bancários, com posterior digitalização dos mesmos (caso necessário, solicitar apoio da Secretaria Acadêmica para digitalização);

2. Fazer o login no SUAP e abrir processo eletrônico através do menu "Administração >> Processos >> Adicionar processo eletrônico" com os seguintes parâmetros:

Interessados: Servidores responsáveis pela visita, Coordenador do Curso, Coordenador da CAEN e Diretor de Ensino;
Tipo de Processo: Atividade de Campo

Assunto: Visita Técnica ou Aula de Campo

Nível de Acesso: Ostensivo (Público)

Setor de Criação: Coordenação do curso 

3. Anexar os documentos do Passo 1;

4. Encaminhar o processo para Diretoria de Ensino (DDE) que irá dar ciência e remeter a SAC e CAEN;

5. A CAEN encaminha o processo para a Coordenação de Curso que ficará aguardando o relatório da Visita Técnica;


APÓS A VISITA TÉCNICA

5. Remeter o relatório da visita técnica (Anexo 3) ao coordenador de curso que irá incluir no processo eletrônico e remeter a DDE;

6.  A DDE dá ciência e finaliza o processo no sistema.