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I Encontro Pedagógico 2016 apresenta proposta de trabalho para atualização dos PPCs
Revisão e atualização dos Projetos Pedagógico dos 28 cursos do Campus João Pessoa, sendo oito de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, sete de cursos Técnicos Subsequentes e 13 cursos Superiores. Essa é a proposta do I Encontro Pedagógico 2016, que reuniu gestores, docentes, técnicos administrativos dos setores vinculados ao ensino e estudantes para apresentar o Plano de Ação para a revisão dos PPCs.
Com o tema “Política de Revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos para a garantia do direito de ser mais”, o evento aconteceu nos três turnos desta quinta-feira (18), no auditório José Marques. Na abertura, o diretor de Educação Profissional do IFPB, professor Degmar dos Anjos, comentou que esses encontros servem para indicar os rumos que a instituição irá trilhar e são oportunidades para repensar uma série de ações.
Já o diretor de Desenvolvimento do Ensino do Campus João Pessoa, professor Washington César de Almeida, ressaltou a importância da participação dos estudantes no encontro, fazendo com que a proposta seja construída de forma democrática. "Iniciamos um projeto audacioso, arrojado, porém plenamente exequível, desde que todos nós abracemos a causa. Contamos com o engajamento de todos, porque vamos precisar da contribuição de cada um, para que o trabalho represente a vontade e o olhar de todos do campus".
Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, a participação de todos é fundamental para se alcançar a missão do IFPB, que é a formação de cidadãos críticos. Aproveitou para agradecer a equipe do Departamento de Articulação Pedagógica (Depap) pela organização do evento e lembrou que esse seria o primeiro encontro de outros, que acontecerão para realização do trabalho de revisão e atualização dos PPCs.
"Convidamos todos a participar e contribuir com esse trabalho, professores, técnicos administrativos, colaboradores contratados e, principalmente, os estudantes para vivenciarem esse processo de construção coletiva. Precisamos do comprometimento de todos", frisou Neilor.
A chefe do Depap, Jocileide Bidô, apresentou como será o Plano de Ação para reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e destacou que o trabalho deve ser um retrato da realidade vivenciada no Campus JP. Por isso, deve ter esse caráter democrático em sua construção. A pedagoga reforçou que durante o ano letivo 2016, serão realizados nove encontros pedagógicos para realizar esse trabalho. "Nosso objetivo é planejar e operacionalizar ações para o processo de atualização dos PPCs, de forma coletiva, com diferentes agentes".
Os professores Luciano Candeia, do IFPB, e Eulália Gusmão, do IFRN, apresentaram duas palestras. O docente do Campus João Pessoa trouxe a reflexão algumas questões iniciais e relatou como foi o surgimento das Escolas Profissionais no Brasil. "Precisamos entender e problematizar o que fizemos, o que fazemos e o que desejamos fazer, ou seja, dar sentido ao nosso trabalho", pontuou. Candeia finalizou enfatizando a necessidade de se intensificar e promover o diálogo entre as áreas de formação geral e técnica.
Eulália Gusmão fez um relato de experiência sobre a implantação de um Projeto Integrador realizado no Campus Natal Central do IFRN. A professora apontou como objetivos do trabalho ter a visão da totalidade da realidade e a interdisciplinaridade como princípio. "É preciso que haja uma aproximação do conhecimento das diferentes áreas, além de considerar o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico", revelou.
À tarde o encontro continuou, dessa vez, com a revisão dos projetos que envolvem os cursos superiores do Campus João Pessoa. O professor Joabson Nogueira comentou sobre os indicadores de qualidade norteadores da política de educação superior e enfatizou a questão deque as instituições devem atender às necessidades do ensino superior."As universidades devem passar a ofertar as condições mínimas para os cursos de nível superior", comentou.
Já o diretor de Educação Superior do IFPB, Geísio Lima Vieira, falou sobre a política de gestão participativa e avaliação da educação superior, numa apresentou que intitulou de:"Avaliação do Ensino Superior e a Gestão Democrática", na qual ele explicou como é realizado o processo de avaliação do ensino superior no IFPB.
Comunicação Social do Campus João Pessoa