Noticia
Programa de Formação de Gestores por Competências é lançado no III Encontro de Avaliação
No primeiro dia do III Encontro de Avaliação da Gestão do Campus João Pessoa, foi lançado o Programa de Formação de Gestores Por Competências (PFGC), que visa o desenvolvimento de competências para o exercício de cargos de gestão. O primeiro edital do PFGC foi publicado hoje (11) e se refere à seleção da equipe de execução do programa. Acesse o documento neste link.
Na abertura da programação, o grupo de teatro do TRT, "Justiça em Palco", encenou a peça "Planejar: esse é o foco!", que de forma bem humorada levou os participantes a refletirem sobre a importância da preparação e formação dos gestores.
Durante o lançamento, os idealizadores do programa relataram um pouco da história do PFGC, que começou a ser elaborado em 2013. O ex-diretor do Campus João Pessoa, professor Joabson Nogueira de Carvalho, disse estar muito feliz em participar do lançamento do PFGC. Ele afirmou que é um grande desafio ser um gestor, porque as decisões tomadas impactam diretamente no curso da instituição e, por isso, é importante ter pessoas preparadas nos cargos de gestão.
"Nosso papel é de gestão de uma instituição de ensino, em que todos os processos são balizados nos estudantes, tudo tem que ser a serviço do processo educacional. E esse programa surgiu dos anseios de melhorar o processo de gestão do IFPB Campus João Pessoa, nesse sentido", ressaltou Joabson.
O consultor empresarial e professor da UFPB, Anielson Barbosa, que durante três anos orientou alguns momentos da construção do programa também participou do lançamento. Ele falou como foi o início do processo de elaboração do PFGC e destacou a relevância do programa. "Uma instituição se diferencia pela qualidade de sua gestão", frisou Anielson.
Já os coordenadores do Programa de Formação de Gestores Por Competências, Ermano Falcão e Rossana Andrade, apresentaram o programa, seus objetivos e metodologia. Eles reforçaram que o PFGC foi construído de forma coletiva com foco na aprendizagem por meio de processos interativos, como a troca de experiências. "Esperamos que o programa se torne uma política institucional", disse Rossana. Ao final, as dúvidas dos presentes sobre o programa foram esclarecidas.
Comunicação Social do IFPB/Campus João Pessoa