Noticia
Campus João Pessoa comemora o Dia Nacional dos Surdos
O campus João Pessoa irá comemorar nesta quarta-feira (28), o Setembro Azul com palestras, apresentações de estudantes surdos e oficinas de química, moda e tecnologia em Libras. A comunidade surda chama de setembro azul esse mês que tem o dia nacional do surdo, 26 de setembro e o dia internacional do surdo, dia 30 de setembro.
O dia do surdo é celebrado nacionalmente no dia 26 de setembro e foi instituído pela Lei Nº 11.796, de 29 de Outubro de 2008. A Comunidade Surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, registrado na Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e Decreto Nº 5.626/2005, respeitando os valores da Linguística e Cultura dos Surdos e considerando a LIBRAS como primeira Língua de Sinais dos Surdos.
O evento será iniciado às 13h00, no auditório José Marques. Logo em seguida, o professor surdo Robson Peixoto, da UFPB, ministrará uma palestra motivacional. Logo após a palestra, os participantes serão direcionados para as oficinas e, em seguida, haverá um bate-papo que antecede o encerramento, marcado para as 17h. A ideia é que os participantes possam conhecer melhor a realidade da comunidade surda e ter contato com o potencial dessas pessoas, por meio das atividades e palestras. Os interessados em participar das oficias devem se inscrever através de formulário eletrônico disponível neste link.
De acordo com Valéria Marques, da Coordenação de Assistências às Pessoas com Necessidades Especiais (Coapne), o evento foi idealizado juntamente com os estudantes surdos e tem como objetivo “comemorar o dia do surdo do Campus João Pessoa de uma forma que os próprios estudantes se identifiquem e sintam-se contemplados”.
Comunicação Social do campus João Pessoa