Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 09 > Palestra, oficinas e bate-papo marcam comemoração do Setembro Azul

Noticia

Palestra, oficinas e bate-papo marcam comemoração do Setembro Azul

O movimento faz alusão ao Dia Nacional e Dia Internacional do Surdo, comemorados em 26 e 30 de setembro
por publicado: 28/09/2016 17h30 última modificação: 30/09/2016 11h19

Nesta quarta-feira (28), o Campus João Pessoa realizou as comemorações do Setembro Azul, que faz referência ao Dia Nacional (26) e ao Dia Internacional do Surdo (30). A programação do evento contou com palestra, oficinas e bate-papo.

Durante a abertura do evento, Valéria Marques, da Coordenação de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Coapne) apresentou a equipe gestora aos participantes e os perfis dos cursos técnicos do Campus JP traduzidos em Libras. A coordenadora explicou também como será realizado o Processo Seletivo para os Cursos Técnicos do IFPB (PSCT 2017).

Dando continuidade à primeira parte da comemoração do Setembro Azul, o professor surdo da Universidade Federal da Paraíba, Robson Peixoto, ministrou uma palestra motivacional. Durante a palestra, o professor contou um pouco sobre sua história de vida pessoal e profissional e parabenizou o IFPB pela iniciativa de realizar o evento.

“Estou muito feliz em poder participar desse momento. Gostaria de agradecer à organização pelo convite e parabenizar os gestores pela iniciativa, pois é muito importante a acessibilidade na formação dos alunos em todos os sentidos”, frisou. Para finalizar o professor deixou uma mensagem a todos os surdos: “Vocês podem ultrapassar barreiras, vocês podem vencer, isso é possível sim. Feliz Dia do Surdo!”, concluiu.

Após o término da palestra, os estudantes foram divididos em grupos e direcionados às oficinas de produção de sabão ecológico, moda e tecnologia em Libras. Ao final das atividades, os estudantes participaram de um bate-papo sobre acessibilidade e assistiram a um vídeo em homenagem aos surdos.

O Dia do Surdo é celebrado nacionalmente no dia 26 de setembro e foi instituído pela Lei Nº 11.796, de 29 de Outubro de 2008. A Comunidade Surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, registrado na Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e Decreto Nº 5.626/2005, respeitando os valores da Linguística e Cultura dos Surdos e considerando a LIBRAS como primeira Língua de Sinais dos Surdos.

 

Comunicação Social do IFPB/ Campus João Pessoa

registrado em: