Noticia
Alunos do campus João Pessoa têm trabalhos premiados no XI Connepi
Os organizadores do 11º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado em Maceió, reconheceram a excelência dos trabalhos apresentados no evento, premiando as melhores pesquisas nas modalidades banner, apresentação oral e mostra tecnológica.
Um dos alunos do campus João Pessoa que receberam o prêmio foi Neudson José Dias da Silva, do 5º período do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que ficou com o segundo lugar nas apresentações orais da área Ciências Exatas. O estudante apresentou o artigo "Uma análise do processamento em um ambiente virtualizado durante um ataque de negação de serviço", que teve orientação dos professores Leandro Almeida e Paulo Ditarso.
De acordo com o aluno, que apresentou trabalho pela primeira vez em um evento cientifico, o reconhecimento por parte dos organizadores do evento serve de estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas. “Achei importante a premiação, é uma recompensa por tantas horas de trabalho e estudo. Espero, até o final do curso, participar de outros eventos, pois conseguimos fazer um bom network e conhecer novos trabalhos”, acrescentou.
O artigo foi resultado de um trabalho do Grupo de Pesquisa de Computação em Nuvem do IFPB. Além do artigo premiado, outros quatro trabalhos deste grupo de pesquisa foram apresentados no formato de banner.
O aluno Victor Herbert, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica também foi premiado com o terceiro lugar na categoria banner, eixo Multidisciplinar. O artigo de Victor, que teve orientação da professora Andréia de Lucena, trata da construção de um termômetro didático de baixo custo, capaz de disponibilizar suas medições em formato sonoro, atendendo, assim, as necessidades de alunos cegos ou com baixa visão. O estudante conta que ficou surpreso com a premiação. “Tinha muitos trabalhos bons em todas as áreas, e ver que o meu é um desses, representa uma conquista em função do empenho acadêmico. Serve ainda de incentivo para continuar com essa linha de pesquisa e também para com a produção científica em geral, agora que um cenário com mais perspectivas foi aberto”. O trabalho ainda teve coautoria dos alunos Felipe Aragão, Andressa da Silva e Vike Regina, todos do curso Técnico em Integrado em Eletrotécnica.
O artigo “O Facebook como ferramenta educacional empregada em uma proposta de leitura literária no Ensino Médio” também foi um dos premiados na categoria banner, eixo Letras, Linguística e Arte. O trabalho tem autoria das alunas Cristina Rothier e Mônica Cely, do curso de Licenciatura em Letras e orientação das professoras Betânia Dantas e Mônica Pereira.
Comunicação Social do Campus João Pessoa