Noticia
Profissionais de diversas áreas compareceram à palestra de neurocientista austríaco
Na última segunda-feira (12), o Campus João Pessoa recebeu o neurocientista austríaco Markus M. Hilscher, que ministrou a palestra “A Utilização das Engenharias, Computação e Matemática no Desenvolvimento de Ferramentas para a Pesquisa em Neurociências”. A atividade contou com a participação de profissionais de diversas áreas, como Medicina, Engenharia Elétrica e até Psicologia.
Durante a exposição Markus apresentou uma variedade de técnicas utilizadas em Neurociências, enfatizando seus benefícios e falhas, incluindo visualização e controle da atividade neuronal; utilização da técnica clarity, cujo objetivo é tornar o cérebro transparente; e mapeamento 3D de marcadores genéticos, que serve para visualizar graficamente as células.
De acordo com a professora do curso de Engenharia Elétrica do Campus JP, Rossana Moreno, as técnicas apresentadas foram desenvolvidas durante o projeto de doutorado do neurocientista, no qual ele buscou aprimorar seus conhecimentos na área da computação. “Essa palestra foi realizada com o intuito de mostrar a multidisciplinaridade entre diversas áreas, como a neurociência, as engenharias, elétrica e da computação, telecomunicações e outras áreas afins”, explicou.
Para Markus o desenvolvimento de projetos na área científica bem como sua divulgação é sempre de extrema importância. “Foi muito bom e gratificante ministrar essa palestra aqui no IFPB, porque ciência é comunicação, e para você realizar comunicação nada melhor do que fazer isso através de congressos e palestras”, frisou o neurocientista.
Comunicação Social do IFPB/ Campus João Pessoa