Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 07 > Começa I START de Ideias IFPB Campus João Pessoa

Noticia

Começa I START de Ideias IFPB Campus João Pessoa

As atividades do evento foram intensas e ajudaram a transformar ideias em propostas de negócios
por publicado: 03/07/2017 17h08 última modificação: 04/07/2017 09h09

Empreendedorismo, inovação e startups foram as temáticas gerais abordadas durante o I START de Ideias IFPB Campus João Pessoa, que iniciou as atividades na manhã desta segunda-feira (03) e movimentou o dia dos participantes do evento até as 18h. O objetivo geral do evento foi mostrar como transformar ideias em negócios.

Estudantes, servidores, empreendedores e gestores participaram da abertura do evento. "Hoje será um dia bem intenso", comentou a coordenadora de Inovação do campus, professora Margareth Rocha, já indicando como seriam as atividades do START de Ideias.

Um dos organizadores do evento, o professor Michel Dias falou sobre a importância do START de Ideias em promover a inovação no campus. "Só pelas conversas nos corredores, a gente vê um potencial enorme de estudantes e servidores tanto para o empreendedorismo como para a inovação". Outro idealizador do evento, o professor Mateus de Lima agradeceu o empenho e participação de todos os envolvidos e reafirmou a relevância do evento. " O país precisa de pessoas que pensem de forma empreendedora".

Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, o evento foi um momento especial em que os estudantes puderam desenvolver pensamentos idealizados durante as aulas e contatos cotidianos. "Tenho certeza que foi muito proveitoso, repleto de ideias que poderão mudar nossa sociedade", finalizou.

Após a abertura do evento, foram apresentadas duas palestras com os empreendedores Denise Lemos e Pablo Ramon. Denise disse que era um satisfação participar de um evento que envolve e estimula estudantes a desenvolverem suas ideias em potenciais negócios. A diretora executiva da UPBranding falou que uma das principais características de uma startup é a utilização de tecnologias de forma inovadora em modelos de negócios replicáveis.

Em seguida, Denise pediu que os participantes apresentassem algumas ideias em um minutos, como se estivessem tentando convencer um investidor a aplicar recursos em sua proposta de negócios. Ao final da exposição de ideias, os participantes escolheram sete melhores, que foram: detector de convulsões; pulseira de bêbado; aplicativo de economia de água; localizador de pet; panfleto eletrônico de compras; cadeira de rodas off road; e aplicativo para lembrar se crianças foram esquecidas dentro do automóvel.

Pablo Ramon, desenvolvedor de games e aplicativos, apresentou o que é Business Model Canvas, também conhecido como "Quadro de modelo de negócios"e mostrou como montar uma ideia de negócio dentro com essa ferramenta. O empreendedor afirmou que para se pensar em um negócio é preciso definir quem serão os clientes, os custos, as fontes de receitas, os recursos necessários para realização da ideia, possíveis parceiros, além de outras categorias que devem estar presentes no quadro do Business Model Canvas.

Durante a tarde os participantes, já divididos nos sete grupos e com a ajuda dos mentores (professores e empreendedores) do I START de Ideias desenvolveram a ideia inicial apresentada na abertura do evento, transformando-as em propostas de negócios.

A participante Maísa Laureane, aluna de Engenharia Elétrica, revelou que na sua graduação há uma área de criar novos dispositivos e patentes, mas que nunca havia pensado em aproveitá-la para criar um negócio. "Nunca pensei como empreendedora. E esse evento me mostrou o que fazer e como eu poderia fazer para isso."

Já a estudante Hudslayne Carvalho, do curso de Administração, comentou o seu interesse pelo empreendedorismo, afirmando que "vem da força de vontade de colocar ideias no mercado e trazer soluções de problemas para as pessoas". E completa: "às vezes, a gente tem uma ideia e não mostra a ninguém. Aquilo pode ser muito importante pra a sociedade, mas pelo fato de não divulgarmos, não passarmos pra a frente, morre ali. Com o Star de Ideias, você consegue levar adiante seus projetos.”

registrado em: