Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 07 > I START de Ideias: confira as propostas vencedoras do evento

Noticia

I START de Ideias: confira as propostas vencedoras do evento

As três equipes vencedoras ganharam a inscrição na oficina Modelagem de Negócios, do Sebrae
por publicado: 05/07/2017 11h20 última modificação: 05/07/2017 11h20

Na noite da última segunda-feira (3), três equipes conquistaram o pódio no I START de Ideias, recebendo participação gratuita na oficina "Modelagem de Negócios para o Inovativa Brasil", ofertada pelo Sebrae– PB. Foram elas, por ordem de colocação: Olho D'Água, Cadepot, e Findpets. Outras premiações também foram distribuídas.

Todos os participantes da competição, cerca de 50 alunos divididos em sete grupos, foram submetidos à apresentação e análise de um corpo de jurados especialistas no assunto. A equipe Olho D'Água, composta pelas estudantes Analiee Silva Dias, Larissa , Leticia Freitas e Moyna Amaral, propôs o desenvolvimento de um aplicativo para monitorar água.

Já a vice-campeã, equipe Cadepot, formada pelos alunos Gabriel Cavalcante, Wesley, Daniel Souza, Iago Simões e Lucas Rodrigo, apresentou a proposta de criação de uma cadeira de rodas que se adapta a qualquer tipo de solo, facilitando a locomoção de quem usa o equipamento em qualquer ambiente.

A equipe Findpets, que ficou em terceiro lugar, apresentou a ideia de uma coleira smart capa de localizar animais de estimação. Essa foi a equipe com mais integrantes, sendo composta pelos estudantes Hudslayne Carvalho, Adriana Januário da Silva, Carlos André, Juliana Lima, Wanessa Gabriel, Angela Luiz, Mayara De Brito, Aline Ayres, Alanna Miranda e Paulo Costa.

Além da inscrição na oficina do Sebrae, as equipes vencedoras também receberão outros prêmios como turnos de trabalho em estações da ClubJobCoworking, consultoria de Presença Digital pela agência Up Branding Marketing Digital e o acompanhamento e registro de marca ou pedido de patente (exceto taxa federal), através da Mavip Registro de Marcas.

O professor Michel Dias, presidente da comissão de mentores do START de Ideias, destacou a iniciativa como fomentadora do espírito inovador e criativo das pessoas, cujo intuito é criar um ecossistema de empreendedorismo no IFPB. “Estamos plantando sementes para que surjam novas ideias e as pessoas desmitifiquem o pressuposto de que empreender é uma coisa difícil e complicada”, explica.

Já Margareth Rocha, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e também mentora da ação, revelou que o START com suas 8 horas corridas de duração, foi o pontapé inicial para o próximo evento organizado pela comissão: o Startup Weekend. Esse próximo evento terá duração de 54 horas, basicamente um final de semana e será focado na visão do empreendedorismo inovador.

Segundo Margareth, o empreendedorismo é uma habilidade muito importante para o futuro, principalmente porque os estudantes podem sair da graduação com novas possibilidades, sem depender de oferta de empregos no mercado.

Startups podem ser usadas pra diversos serviços. Uma mesma ideia pode ser aplicada a várias atividades diferentes, dependendo da necessidade. Quando começamos a pensar fora da caixa, em outras direções, encontramos novas oportunidades. É isso que a gente quer dos alunos, que eles sintam que têm potencial inovador, podem executar suas ideias e ter seu sustento com elas”, conclui a docente.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: