Noticia
Lanano será apresentado oficialmente à comunidade nesta sexta-feira (18)
Criado com o objetivo de para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no IFPB, o Laboratório de Caracterização e Desenvolvimento de Nanomateriais (Lanano) funciona como uma central analítica multiusuário e atende a todos os pesquisadores do IFPB. A apresentação oficial do Lanano será realizada nesta sexta-feira (18), às 09h, no prédio da Pró-Reitoria de Extensão, na Rua das Trincheiras, nº 275, onde o laboratório está instalado.
O Lanano funciona desde fevereiro de 2016, mas seus serviços ainda não tinham sido divulgados para toda a comunidade do Instituto, porque o Regulamento Geral de Utilização e Funcionamento do laboratório ainda tinha sido aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPB. Por isso, a solenidade vai marcar o início oficial de suas atividades.
Contando com equipamentos capazes de caracterizar materiais em escala atômica e molecular, o laboratório servirá para apoiar pesquisas em diversas áreas como Química, Engenharia, Meio Ambiente, Construção Civil, Saúde, Agricultura, Indústria, entre outras.
Atualmente o Lanano é coordenado pelo professor do curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa, Jailson Machado. E conta com os seguintes equipamentos: Difratômetro de Raio X; Fluorescência de Raio X; Espectrômetro de Ultravioleta Visível, com esfera de integração; Espectrômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier (FT-IR); Analisador de Área Superficial (BET); e Analisador Térmico Simultâneo; entre outros.
Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa