Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 10 > Ensino, pesquisa e extensão ganham reforço com Laboratório de Redes Convergentes

A inauguração aconteceu nesta segunda-feira (02) e foi prestigiada por diversos servidores
por publicado: 03/10/2017 16h38 última modificação: 03/10/2017 18h21

O Laboratório de Redes Convergentes é um instrumento que permite a flexibilidade na construção de topologias de redes de computadores, integrando serviços de dados, voz e vídeo em um ambiente multi-plataforma. Construído exclusivamente com recursos próprios do campus João Pessoa, o laboratório possui uma área de 84 metros quadrados e uma estrutura técnica formada por 30 notebooks, 10 roteadores e 14 switches.

Nesta segunda-feira (02), servidores e alunos prestigiaram a solenidade de inauguração do espaço, considerado referência regional no apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão nas áreas de redes convergentes. A mesa de honra foi composta pelos seguintes gestores: Nicácio Lopes, Reitor do IFPB; Neilor Cesar dos Santos, Diretor-Geral do campus João Pessoa; Pablo de Araújo, Diretor de Tecnologia da Informação do IFPB e Jaildo Tavares, professor e idealizador do projeto de criação do laboratório. Na plateia estavam além de servidores do campus João Pessoa, de outros campi, que participavam de uma capacitação.

Professor Leandro Cavalcanti, coordenador do curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores iniciou os pronunciamentos realçando a importância do laboratório para a formação dos discentes e lembrando as dificuldades que enfrentou quando foi estudante do campus João Pessoa. “Espero que não só os alunos, mas qualquer pessoa que passar por aqui consiga tirar o máximo dessa estrutura, que vai fazer a diferença na vida dos alunos e outros profissionais que possam trabalhar neste espaço”.

O professor Jaildo Tavares dedicou a criação do laboratório aos alunos do curso, salientando que a estrutura é um marco na história do IFPB e no ensino de redes. “Foram eles que me fizeram pensar nisso tudo. Não existe nada mais que justificasse a criação desse laboratório do que os alunos. Dentre esses servidores que estão aqui, há muitos ex-alunos que sabem da precariedade da estrutura do ensino de redes em razão de não termos esse aparato”.

Em seguida, Pablo Andrey destacou a sua satisfação enquanto professor de participar da inauguração do Laboratório de Redes Convergentes. Enquanto Diretor de Tecnologia da Informação do IFPB, ele reforçou o compromisso em fortalecer cada vez mais a estrutura.

O Diretor Geral, Neilor Cesar dos Santos, enfatizou que é sempre desafiador contribuir para a instituição, lembrando a época em que participou da criação da planta para estrutura de redes, há cerca de 20 anos. “Esse momento de inauguração desse espaço representa a melhoria das condições de vida dos estudantes e da formação deles. Eu tenho muito orgulho de trabalhar com essa equipe, que atua pensando na peça fundamental da instituição: os nossos alunos”. Neilor ainda enumerou alguns avanços nessa área, destacando o recente investimento da gestão na estrutura de cabeamento de fibra óptica do campus, que vai permitir a instalação de novos laboratórios e a oferta mais qualificada de serviços de internet.

A solenidade foi encerrada pelas palavras do Reitor do IFPB. Nicácio Lopes compara a inauguração do laboratório a um presente que os filhos oferecem à instituição, no mês em que o IFPB completa 108 anos. “Considero esse momento da mais alta relevância, pois além de termos um dos espaços mais qualificados na área, ainda temos servidores da casa ensinando a outros profissionais - também servidores -, que estão buscando a qualificação”.

Comunicação Social do campus João Pessoa