Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 02 > Feras do Ensino Técnico integrado do campus JP dão dicas de preparação para o Enem

Destaque

Alunos foram aprovados em diferentes instituições de ensino superior com média no Enem superior à nacional
por publicado: 10/02/2018 15h18 última modificação: 16/02/2018 09h52

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aproximadamente 100 concluintes dos cursos técnicos integrados do IFPB - campus João Pessoa conseguiram assegurar vagas em instituições de Ensino Superior neste ano. Os feras se posicionaram acima da média nacional dos candidatos que realizaram a prova no último mês de novembro. De acordo com o Inep, as médias por categoria, para o exame de 2017, foram: Ciências Humanas e suas Tecnologias (519,3), Matemática e suas Tecnologias (518,5), Ciências da Natureza (510,6), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (510,2), e Redação (558).

Sobre a conquista, o professor e Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Washington César, frisou que a abordagem adotada pelo IFPB para com o corpo discente vai muito além do tecnicismo: "Nossa instituição também oferece muito cuidado. Estamos atentos à formação integral dos alunos, de modo que eles tenham as condições necessárias de continuar sua trajetória escolar e formar uma carreira profissional. Essa é a razão do nosso esforço - de professores, técnicos administrativos, gestores - para valer a dedicação dos nossos estudantes." Ele concluiu reforçando o êxito do Instituto em desenvolver Educação Profissional Técnica de nível Médio em articulação com o Ensino Médio, atestando que "é um ensino que vem dando excelentes resultados e deve ser, portanto, apoiado e cada vez mais aperfeiçoado."

Preparação

A estudante Louyse Morais alcançou a maior média dos estudantes do Ensino Técnico Integrado do IFPB campus João Pessoa no Enem (764,58) e foi aprovada em Medicina na UFPB. Ela se preparou para a prova estudando em casa e por meio de dois cursinhos: um online geral e um presencial de redação. "O meu 4º ano no IF foi bem tranquilo, eu usava a manhã pra estudar e a noite pra revisar e fazer exercícios, parte fundamental para a minha aprovação. Quando tinha semana com muitas provas e seminários, eu tentava me preparar aos poucos, antecipadamente, assim não tinha desespero nem sobrecarga. Os professores sempre foram muito compreensivos com a gente no último ano, inclusive a professora Éricka, de Português, que nos deu aulas específicas de redação para o Enem, o que ajudou bastante", explicou Louyse.

A fera fornece uma dica para os futuros candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio: "O conselho que eu dou pra quem vai passar por isso neste ano é dormir bem, revisar sempre e resolver muitos exercícios e simulados, incluindo as provas antigas do Enem a partir de 2009, que foi quando as provas passaram por uma mudança, ficando no estilo semelhante ao de hoje. Além disso, é muito importante praticar redação, fazendo pelo menos uma por semana."

Já Andrielly Figueiroa, estudante de Instrumento Musical, conquistou o primeiro lugar na nota de Redação, na Paraíba, e foi aprovada no curso de Direito. Durante o ano de 2017, a fera fez um cursinho de redação aos sábados, e nos dois meses anteriores ao Enem, intensificou os estudos utilizando revistas como Guia do Estudante, provas antigas do Enem e videoaulas da internet. "O tema da redação ajudou muito, porque foi sobre pessoas deficientes. E na argumentação eu citei a assistência que o IFPB oferece", destacou a estudante. Ela acredita que foi essa vivência no instituto que lhe deu a  bagagem necessária para que pudesse discutir bem o tema da redação.

Irmã gêmea de Andrielly, Gabrielly Figueiroa também teve um bom resultado no Enem e vai cursar Jornalismo. Ela também está concluindo o curso de Instrumento Musical aproveitou para agradecer os professores da área de prática de instrumento que flexibilizaram aulas e atividades durante as duas semanas anteriores ao Enem para que os alunos pudessem se concentrar nos estudos para o exame. Apesar das irmãs não terem prosseguido na área em que estão inscritas no ensino técnico do IFPB, Gabrielly argumentou que o curso de Instrumento deixa o aluno "pronto para a prova de Música da Universidade".

Carlos Vinícius, que obteve mais de 700 pontos no Enem, contou que teve uma preparação focada nas disciplinas que pesam mais na prova: Matemática e Redação. Ele comentou que o ensino do IFPB foi muito importante para que ele alcançasse a aprovação, já que todo assunto básico que cai no Enem foi cumprido pelos professores, que ainda fizeram revisão de conteúdos quando estava perto da realização do exame. Com essa pontuação, o estudante de Eletrônica conquistou uma vaga no curso de Engenharia da Computação da UFPB.

Fernando Gonçalves e Camila Alves, por sua vez, se prepararam acompanhando os estudos do Instituto e fazendo cursos online. Eles acreditam que o bom resultado obtido no Enem, que resultou numa aprovação bastante concorrida como a de Engenharia Civil, se deve aos conteúdos que foram bem trabalhados nas disciplinas cursadas no campus João Pessoa, principalmente Matemática, com o professor Walfrido, Português com a professora Jael e Filosofia com os professores Jerônimo e Emanuel. "Foi inexplicavelmente emocionante, um momento de grande felicidade", contou Camila. Para Fernando, a opção pelo curso de Engenharia Civil se deu pelo fato de gostar muito das disciplinas de Matemática e Física.

A galeria de imagens dos feras pode ser conferida no nosso Instagram (@ifpbcampusjpoficial), ou no nosso Facebook (fb.com/ifpbcampusjpoficial).

Comunicação social do campus João Pessoa