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Curso Superior em Construção de Edifícios é avaliado com conceito 4 pelo MEC

Avaliação ocorreu entre 18 e 21 de fevereiro
por publicado: 02/03/2018 01h12 última modificação: 05/03/2018 17h00

No período de 18 a 21 de fevereiro, profissionais do Ministério da Educação realizaram uma visita ao campus João Pessoa para fazer a avaliação do curso de Construção de Edifícios. O resultado: a graduação recebeu o conceito geral 4 (de 5), calculada com base na média das notas atribuídas em três categorias: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Os dados serão disponibilizados no e-Mec, banco de dados oficial de informações relativas às Instituições de Educação Superior e cursos de graduação do Sistema Federal de Ensino.

Michelle Beppler, Chefe do Departamento de Ensino Superior, lembra que, embora a média final alcançada pela graduação tenha sido a mesma da avaliação anterior, feita em 2011, houve progresso no relatório do MEC. “Na última avaliação, o resultado bruto, sem o arredondamento, foi menor que o atual. Neste de agora, nós avançamos nas dimensões Organização Didático-Pedagógica (nota 4.08) e Corpo Docente e Tutorial (nota 4.67). Isso porque desde a visita passada dos avaliadores, a coordenação e o corpo docente se reuniram para trabalhar arduamente em cima dos pontos negativos apontados”, explica. Ela presume que as próximas notas podem melhorar uma vez que o bloco da Unidade Acadêmica I estiverem prontos.

O Diretor Geral, Neilor Cesar, também teceu suas considerações sobre a avaliação: “O olhar externo de especialistas é muito importante para direcionar nossas ações. Fazer intervenções numa estrutura física concebida no final dos anos 1960 é um processo muito complexo, ainda que estejamos buscando readequá-la à nossa realidade, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e às novas tecnologias. A última comissão está avaliando proposta de um projeto que já existe, trabalhando para melhorar nossos serviços”.

Alguns dos destaques da graduação em Tecnologia de Construção de Edifícios e do próprio IFPB, apontados pelos avaliadores do MEC, foram: a experiência profissional, de magistério superior (9 anos) e de gestão acadêmica (4 anos), da coordenadora do curso Roberta Paiva Cavalcante; bem como seu domínio da legislação e tecnologia educacional disponíveis; um corpo docente composto por 81% de professores com pós-graduação stricto sensusendo 37% doutores, 44% mestres e 19% especialistas; um Plano de Desenvolvimento Institucional com várias iniciativas voltadas ao curso de Construção de Edifícios, dentro de um conjunto de princípios filosóficos e teóricos de gestão acadêmica; um Departamento de Articulação Pedagógica (DEPAP) trabalhando em conjunto aos setores envolvidos com a educação do Campus, com o objetivo de aprimorar as políticas de planejamento curricular e facilitar o acesso dos estudantes ao currículo, seu protagonismo e sua autonomia.


Comunicação Social do campus João Pessoa com informações do MEC

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