Noticia
Gestores conhecem novo sistema do Plano Anual de Trabalho
Gestores do campus João Pessoa conheceram a nova interface do sistema do Plano Anual de Trabalho 2019 (PAT) nesta quarta-feira (09), durante reunião no auditório José Marques. O sistema foi apresentado pela coordenação de Planejamento (COPLAN), com colaboração do Núcleo de Orçamento e de Thibério Oliveira, da coordenação de Tecnologia da Informação, responsável pela criação e desenvolvimento da plataforma.
O PAT é um instrumento de planejamento que orientará a atuação do campus durante o exercício de 2019, agrupando e estruturando os principais projetos estratégicos a serem desenvolvidos no próximo ano. Esses projetos devem estar alinhados as Diretrizes Estratégicas do Plano Diretor do campus.
O coordenador de Planejamento Márcio Carvalho argumenta que é fundamental o envolvimento de todos em entender a lógica do sistema e sua importância para a tomada de decisão. “Ao informar suas demandas no PAT, os gestores terão a oportunidade de, após dialogarem com os seus pares, estabelecerem priorizações nos projetos que venham a desenvolver para suas unidades gestoras, permitindo à direção do campus entender quais as necessidades emergentes para cada setor e, consequentemente, dialogarem sobre as estratégias para concretizar a execução das mesmas”.
Os gestores podem acessar o sistema no endereço joaopessoa.ifpb.edu.br/planejamento, usando como login e senha os mesmos dados do e-mail institucional. O cadastro dos projetos deverá ocorrer no período de 15 de maio a 1° de junho. A COPLAN ainda irá se reunir com Coordenadores de Curso, Coordenadores das Unidades Acadêmicas e professores, para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o PAT.
Mudanças com relação ao sistema anterior
O PAT 2019 tem uma interface mais intuitiva, com um menu lateral dando informações sobre o orçamento e conta também com um tutorial orientativo do próprio sistema. Os projetos estratégicos devem ser concebidos a partir da vinculação às diretrizes do plano diretor do campus. A explicação das diretrizes podem ser consultadas no menu lateral da plataforma.
Outra novidade é a inclusão da matriz GUT para priorização no nível tático. Com isso o gestor poderá, junto com sua equipe, definir o grau de prioridade dos projetos. Também é possível incluir a previsão orçamentária do ano anterior para que os gestores tenham um parâmetro de despesas estabelecendo um limite para os custos dos projetos da sua Unidade Gestora.
Comunicação Social do campus João Pessoa