Noticia
Ciclo de conferências aborda engenharia, arquitetura, nanotecnologia e linguagem com foco na sustentabilidade
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e a Coordenação de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação do Campus João Pessoa promoveram, no último dia 21, o “Sustentação - 1º Ciclo Internacional de Conferências Integradoras”.
O evento foi aberto com uma apresentação musical executada por dois ex-alunos do curso de Instrumentos Musicais do campus João Pessoa do IFPB, Kevin Melo (clarinete) e Samuel Alves (violão).
A primeira palestra da manhã foi proferida por Reza Jamshidi Rodbari, mestre em Engenharia Civil pela Urban Planning of Islamic Azad University e em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco. Rodbari explanou sobre a influência e o impacto da nanociência no dia a dia das pessoas na contemporaneidade.
Na sequência, o auditório José Marques recebeu a professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, Doutora em Linguística e Práticas Sociais pela UFPB, e o professor Walmeran Trindade, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba.
A programação da tarde foi aberta com a palestra do professor de eletrônica industrial da Cegep, do Canadá, Thierry Munger, o qual apresentou um relato de experiência de um projeto de cooperação internacional com vistas a contribuir com formação profissional em escolas de Moçambique.
Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande e professor do IFPB, Frederico Campos, abordou a temática da segurança alimentar, com foco na valorização dos recursos ambientais do bioma caatinga. Durante a sua fala, Campos apresentou e distribuiu trufas de chocolate feitas a partir de frutos de gogoya, a qual é nativa do Seridó. As trufas foram desenvolvidas e produzidas pelos alunos do Núcleo de Estudos de Agroecologia (NEA), do campus Picuí.
O doutor em Engenharia de Processos pela UFCG e professor do IFPB Francisco Fechine apresentou, em sua palestra, o conceito de “Gambitech”, relacionado à criatividade do povo brasileiro, a qual poderia ser canalizada e transformada em um diferencial educacional competitivo.
Por fim, a Professora Tânia Maria de Andrade, Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, encerrou o evento com um discurso entusiasmado em defesa da extensão e do diálogo da acadêmica com os saberes populares. A professora Lilian Cardoso, Coordenadora Geral da Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPB Campus João Pessoa (COPEX) também considerou o Sustentação um sucesso, diante da participação do público e dos convidados, pesquisadores renomados nacional e internacionalmente.
Comunicação Social do campus João Pessoa