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Gestores se reúnem para discutir situação orçamentária do campus e projeções para 2019

Eles também conheceram como funciona o sistema do Plano Anual de Trabalho (PAT)
por publicado: 17/06/2018 22h19 última modificação: 17/06/2018 22h19

A Direção Geral do Campus João Pessoa e a equipe da Coordenação de Planejamento promoveram um encontro, na última terça-feira (12) para discutir juntos a gestores a situação orçamentária do campus em 2018 e suas projeções para o próximo ano.

O Coordenador de Planejamento, Márcio Carvalho abordou o tema “Planejamento e sua importância na tomada de decisão”, dando ênfase às ações desenvolvidas pela COPLAN e ao objetivo do sistema de Planejamento Anual de Trabalho (PAT). O PAT é um instrumento de planejamento que orientará a atuação do campus durante o exercício de 2019, agrupando e estruturando os principais projetos estratégicos a serem desenvolvidos no próximo ano. Esses projetos devem estar alinhados às Diretrizes Estratégicas do Plano Diretor do campus. “A ideia de lançar esse sistema foi justamente para a gente tivesse reflexo orçamentário, para que quando a gente receba a informação passada do MEC, da matriz orçamentária destinada ao campus, a gente tenha condições de confrontar e estabelecer priorização para execução dos projetos incluídos no PAT”.

Após a apresentação, o analista de TI Thibério Oliveira, responsável pelo desenvolvimento do sistema, mostrou de forma didática, todas as etapas para elaboração de projetos no PAT.

Em seguida, o Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos, mostrou aos gestores o panorama atual da situação orçamentária do campus e suas projeções referente às ações de funcionamento, capacitação e assistência estudantil, levando em consideração os 60% do orçamento do ano, recebido até o momento e as expectativa para os 40%, que devem ser recebidos no segundo semestre.

Neilor alertou que o momento atual é de contingenciamento, para que o planejamento de 2019 não seja comprometido com débitos de 2018. Ressaltou, ainda, que soluções estão sendo buscadas para minimizar essa fase de cortes orçamentários e esclareceu que um projeto de Divisão Orçamentária por Unidades Gestoras está em processo de estudo, a fim de proporcionar autonomia às unidades para decidirem as prioridades na execução do orçamento. Para o professor Neilor, é fundamental que a comunidade comece a compreender a lógica que direciona questão orçamentária financeira, “tendo em vista a possibilidade de desmistificação de como se dá o planejamento e a execução relativos as ações definidas no âmbito do campus João Pessoa”.

Os responsáveis pelas Unidades Gestoras (UGRs) têm até o dia 01 de julho para efetuar o cadastro dos projetos através do sistema PATOs gestores devem usar como login e senha os mesmos dados do e-mail institucional.

 

Comunicação Social do campus João Pessoa, com informações da COPLAN

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