Noticia
Dois alunos do Campus JP são semifinalistas do Prêmio Láurea Máxima da Associação Brasileira de Designers de Interiores
O Prêmio Láurea Máxima da Associação Brasileira de Designers de Interiores é um dos concursos mais importantes da área, que avalia os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de cursos de bacharelado, tecnologia e de nível médio. Neste ano, dois ex-alunos do IFPB foram selecionados como semifinalistas: Thamires Moreira de Lima e Lucas Nascimento Lustosa.
A 2ª edição do concurso é destinado a estudantes que tenham desenvolvido seus TCCs no ano de 2017. Os trabalhos foram avaliados pela concepção do projeto; criatividade, viabilidade e exequibilidade de solução; eficiência energética e atendimento aos conceitos de sustentabilidade; conforto térmico, acústico, lumínico; representação gráfica, apresentação e comunicação do projeto; entre outros critérios.
O trabalho de Lucas tratou da humanização hospitalar, ao elaborar um Anteprojeto de Design de Interiores para a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do Hospital General Edson Ramalho (HGER). Segundo o designer, o desafio foi tornar o espaço físico do Centro Cirúrgico mais humanizado, já que por ser um espaço hospitalar há inúmeras diretrizes de segurança que devem ser seguidas. O projeto busca atender as questões técnicas das normas e diretrizes da saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar bem-estar ao usuário.
"As curvas foram utilizadas com o intuito de promover a sensação de abraço. A marcação das macas teve o objetivo de proporcionar a sensação de individualidade para cada paciente. Cada curva é única, assim como o paciente", explica Lucas.
Já a proposta de Thamires Moreira foi elaborar um Anteprojeto de Design de Interiores para um escritório de obra, com a utilização de resíduos secos da construção civil, de um edifício do bairro do Bessa. Como resultado do TCC, a discente verificou que a solução proposta é viável para a empresa (construtora) e meio ambiente. Para a designer, o trabalho pode servir de referência para estudos e modelo para outras construtoras.
"Embora os canteiros de obras sejam construções temporárias, existem pessoas que passam boa parte de suas vidas trabalhando nesses ambientes e merecem um local além de funcional, confortável e humanizado", ressalta Thamires.
Os docentes do curso de Design de Interiores do IFPB, especialmente as orientadoras dos TCCs as professoras Silvana Chaves e Janine Holmes, incentivaram os estudantes a participarem do concurso. O resultado foi que só do campus João Pessoa 12 trabalhos foram inscritos para concorrer nesse prêmio nacional.
Para os estudantes o IFPB teve um papel muito importante no resultado do prêmio, principalmente pela qualidade da graduação que é oferecida no campus João Pessoa. "O curso tem ótimos professores, além da excelente infraestrutura que a instituição proporciona. Recomendo o curso no IFPB", afirmou Thamires. "Ter dois discentes na semifinal do Concurso Láurea Máxima da ABD só atesta o que já sabíamos: a incrível competência da equipe docente do curso", complementou Lucas.
A última etapa do prêmio será a avaliação dos trabalhos finalistas, por meio de uma votação que será aberta ao público geral. A expectativa dos estudantes é grande, mas ainda não há uma data para a divulgação do resultado.
Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa