Noticia
Intérpretes de Libras do IFPB realizam visita técnica ao Campus Palhoça Bilíngue do IFSC
Em busca de novas experiências, quatro tradutores e interpretes de Libras do IFPB realizaram uma visita técnica ao campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, no dia 06 de outubro. O motivo da visita foi conhecer os procedimentos pedagógicos que o campus realiza para receber a comunidade surda.
O campus Palhoça é a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na modalidade bilíngue – Libras/Português – e traz para o cenário brasileiro uma política de ensino, pesquisa e extensão que busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional. Em seu projeto político pedagógico, o campus Palhoça articula o ensino, a pesquisa e a extensão, a partir dos itinerários formativos de multimídia e educação bilíngue, ofertando cursos de diferentes níveis e modalidades de ensino.
Nemuel Lima e Samuel Alysson, do campus João Pessoa; Nívea Povoas, do campus Campina Grande e José Neto, do campus Santa Rita buscaram articular parcerias no que se refere à adaptação de materiais didáticos para surdos e outras propostas para fomentar a criação de tecnologias assistivas no IFPB. De acordo com Nemuel Lima, o contato o campus do IFSC incentivou os profissionais à implantação de projetos futuros. “A nossa instituição já tem uma visão de inclusão muito bem estruturada, a partir da reitoria e, com o estímulo que recebemos e as portas abertas que deixamos aqui no campus Palhoça Bilingue, novos projetos poderão ser feitos numa parceria entre as duas instituições”.
Enquanto estava em Santa Catarina, o grupo também participou do II Congresso Nacional de Linguística da Língua de Sinais e do VI Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais promovidos pela UFSC. Na ocasião, Nemuel Lima apresentou uma pesquisa intitulada " Redes Sociais como estratégia de ensino da Libras ", que aponta o potencial das redes sociais como instrumento de ensino da Libras, como instrumento de avaliação da aprendizagem e como ferramenta de difusão da Libras e da Cultura Surda.
Comunicação Social do campus João Pessoa, com informações do portal do IFSC