Noticia
Segunda melhor tese em Computação do Brasil é de professor do IFPB
A tese de doutorado do professor Thiago Gouveia da Silva foi avaliada como a segunda melhor do país na área de Computação, durante o 32º Concurso de Teses e Dissertações. A distinção foi concedida, durante o 34º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que aconteceu no período de 14 e 18, em Belém do Pará.
Intitulada "A árvore de cobertura com rotulação mínima e problemas relacionados", a tese foi defendida em novembro de 2018, no curso de doutorado em Informática da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação dos docentes Luiz Satoru, da UFF, e Phillipe Michelon, da Universidade Avignon, na França.
O trabalho trata da resolução de problemas em um tipo especial de grafos, denominados grafos com arestas rotuladas. Nesta área, a tese apresentou resultados relevantes, como novas técnicas e propriedades que virão a ajudar na resolução da maioria dos problemas definidos sobre este tipo de grafo.
O reconhecimento veio para coroar os 15 anos de estudo e dedicação na área de Algoritmos e Otimização Combinatória, desde a época em que o professor Thiago era aluno da graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Confesso que ainda não consigo entender perfeitamente o impacto que este prêmio me causará. Fico muito feliz por representar a Paraíba e o IFPB, colocando-os em uma posição de destaque em nível nacional. Acredito que no futuro olharei para trás e verei que este prêmio me abriu várias portas”.
Comunicação Social com informações da Agência de Notícias da UFPB