Noticia
Estudante de Engenharia Elétrica conquistou 1º lugar no prêmio Larry K. Wilson da Região 9 do IEEE
Com o objetivo de reconhecer anualmente as iniciativas de voluntariado dos ramos estudantis, o IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas) realiza o prêmio Larry K. Wilson. Nesse ano, a aluna de Engenharia Elétrica do IFPB Campus João Pessoa Izabel Oliveira ficou em 1º lugar como Voluntária Exemplar da Região 9 do IEEE, que inclui toda a América Latina e Caribe.
Os estudantes indicados ao prêmio são julgados, principalmente, pelo impacto de suas conquistas e qualidade das atividades estudantis na Região e no IEEE em geral
Izabel está no último período do curso e participou de diversas atividades extracurriculares durante a graduação, na empresa júnior CERF, no POP - Projeto Olímpico de Programação, monitorias, projetos de pesquisa e extensão e de ações de voluntariado no Ramo Estudantil IEEE do IFPB. A estudante acredita que tudo isso foi fundamental para que ela alcançasse esse prêmio.
“Nosso ramo estudantil do IEEE é bastante ativo, sempre realizando atividades reconhecidas Brasil afora. Comecei no IEEE em 2013, como voluntária simples e, posteriormente, fui presidente, em 2015 e 2016”, conta Izabel.
Sobre a premiação a concluinte do curso de Engenharia Elétrica afirma que foi um dos acontecimentos mais importantes de sua vida. “Foi o retorno e reconhecimento de todo o esforço e tempo que dediquei em cinco anos de voluntariado. Eu já acreditava que estava ajudando as pessoas ao meu redor por meio das atividades que realizava, afinal, o propósito do voluntariado é esse. Mas foi com o prêmio que realmente entendi a dimensão dessas atividades”, frisa ao refletir sobre a conquista.
Para Izabel o papel do IFPB Campus João Pessoa foi muito importante para sua conquista, principalemente pela disponibilização da infraestrutura para realização das atividades do ramo estudantil e pelo apoio na participação de eventos ligados ao IEEE. Segundo a estudante, as atividades realizadas no ramo proporcionam a disseminação do aprendizado de sala de aula para pessoas que não têm acesso a esse tipo de conhecimento.
“Independentemente da iniciativa, é no voluntariado que aprendemos sobre empatia e propósito, pois trabalhamos por um bem em comum sem esperar algo em troca além de aprendizado e oportunidades. Se você está disposto a doar seu tempo para impactar as comunidades ao seu redor e ajudar na formação de outras pessoas, o voluntariado é para você”, assim Izabel motiva quem tem interesse em realizar trabalho voluntário.
IEEE
O Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas é a maior organização técnica-profissional sem fins lucrativos do mundo e, com a ajuda de membros estudantes, possui representações dentro das universidades, que são denominados de Ramos Estudantis.
Atualmente o Ramo Estudantil IEEE do IFPB desenvolve atividades voltadas para as áreas de computação, robótica, eletrônica, potência, aprendizado de línguas estrangeiras, além de ter um grupo que promove ações de incentivo e atração de mulheres para a área de tecnologia.
Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa