Noticia
SECT 2019 começa com expectativa positiva sobre atividades
A solenidade de abertura da XIV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFPB Campus João Pessoa – SECT 2019 contou com a presença do grupo Lumini Musical, que apresentou sete músicas. Ao som de composições nacionais e internacionais de diversos estilos, o grupo iniciou os trabalhos de forma leve e graciosa.
Compuseram a mesa de honra a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Silvana Cunha; o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenédia Morais; a chefe do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos – DIPPED, professora Lilian Cardoso; e a coordenadora de Inovação, professora Flora Meira.
Em seu discurso de abertura, a professora Silvana saudou os estudantes afirmando que eles eram o motivo da realização do evento. A docente aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe da DIPPED pelos meses de preparação para realização da SECT, “cujo objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências. A mudança na cenografia do campus retrata o amor com que o evento foi organizado. É uma grande satisfação realizar o SIMPIF em conjunto com a SECT”, completou.
Já a coordenadora geral do evento, professora Lilian, descreveu a SECT como o maior evento representativo dos saberes do Campus João Pessoa, que anualmente reúne cerca de duas mil pessoas em mais de 100 atividades propostas (entre palestras, minicursos, oficinas, workshops e desafios acadêmicos). Ela mencionou que o evento foi idealizado e organizado por uma equipe composta por 108 pessoas, divididas em 16 comissões, e “busca de abrigar e representar toda a diversidade do conhecimento produzido no Campus João Pessoa”.
Lilian destacou algumas atividades como a Ciranda de Palestras, que se configura em uma das oportunidades de diálogos entre os “doutores da comunidade e os doutores da academia”, segundo a docente. Outro eixo destacado foi a Integração Escola-Comunidade, que vai promover 13 oficinas destinadas à comunidade externa ao campus. “Um evento desse porte só é possível pelo empenho e dedicação de várias pessoas, que acreditam no valor de trabalhar com educação, que é a mola propulsora para mudar o mundo, como disse Paulo Freire”, finalizou.
Para o diretor geral do campus, foi uma satisfação ver como o evento mudou a cara da instituição. “É uma grata surpresa perceber a grandiosidade dessa instituição na elaboração do maior evento que permite a ampliação das fronteiras do conhecimento, algo que não seria possível sem um senso de coletividade”.
Aos estudantes, o Neilor lembrou que o espaço da SECT foi criado para que eles sejam os protagonistas na produção do conhecimento e compartilhem as experiências adquiridas durante o evento com a comunidade.
Em seguida, o ator Lucas Queiroga fez uma apresentação cultural intitulada “Abertura de prosa e verso”, declamando poesias e fazendo dinâmicas com o público. Lucas falou sobre a beleza de enxergar o bem nas pessoas e a importância de fazer elogios aos familiares e amigos.
A abertura contou ainda com duas palestras com os professores Kallyne Bonifácio (UFPB) e Frederico Nunes (UFPE) e a participação do Coral Encanto, formado por estudantes da disciplina de Canto do curso técnico integrado em Instrumento Musical.
Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa