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Trabalho remoto exige planejamento e organização

Veja dicas de como manter a rotina no Home Office, sem abrir mão dos momentos em família
por publicado: 01/04/2020 13h18 última modificação: 01/04/2020 13h18

Numa época em que grande parte dos profissionais está trabalhando remotamente, em casa, planejar as atividades do dia nunca foi tão essencial. Apesar de ser considerada uma modalidade de trabalho mais flexível, o chamado Home Office ou Teletrabalho afeta diretamente as rotinas diárias, exigindo mais organização e disciplina. 

Um dos principais desafios de adotar o modelo “escritório em casa” é adaptar sua vida profissional à rotina familiar e manter a produtividade. Márcio Carvalho, Coordenador de Planejamento do Campus João Pessoa, afirma que produtividade do trabalho tem como base dois princípios: entender o valor que sua atividade tem para a instituição, de forma que suas entregas de resultados sejam efetivas; e saber utilizar de forma eficiente os recursos necessários à execução da atividade. “Dizemos que somos produtivos quando entregamos resultados que foram planejados. Quando isso não acontece, a produtividade cai e está associada ao surgimento de retrabalhos”, comentou.  

Dessa forma, uma mudança na rotina de trabalho como acontece agora, em função da pandemia do COVID-19, pode alterar o ritmo, mas com planejamento, foco e utilizando recursos necessários para o desenvolvimento das atividades é possível ter um bom desempenho no teletrabalho.

No entanto, é preciso ter equilíbrio. Trabalhando no conforto de casa e sob a pressão de ser produtivo, o profissional pode acabar deixando a convivência com a família em segundo plano. Por isso, outra dica importante é criar uma rotina parecida com a dia a dia do trabalho presencial, inclusive com pausas para momentos de interação. “É preciso ter o cuidado de dosar bem o tempo para ter os dois momentos em sincronia, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal, pois disso depende a saúde física e psicológica do indivíduo”, reforça o docente. Neste link, você encontra outras informações sobre uma rotina de Home Office saudável.

Quando o profissional tem filhos, reservar horários para brincadeiras e dialogar com a criança ou com seu parceiro pode facilitar sua concentração nas atividades. Márcio orienta que, se a criança já tem uma consciência formada, cabe aos pais mostrar a necessidade de compartilhar o tempo para as práticas pessoal e profissional, estabelecendo uma programação para ambas as atividades e respeita-la.

Nos casos de filhos pequenos, é preciso adotar estratégias que necessitam da participação dos cônjuges ou outros familiares para distrair a criança no momento em que esteja ocupado, além de utilizar a própria rotina do filho para intercalar com as atividades profissionais, como é o caso dos horários de sono. É importante reforçar que os pais não devem se cobrar tanto nesse momento atípico. “Seja numa situação ou noutra, é razoável entender que a mudança de foco traz uma certa queda na produtividade do indivíduo, que deverá ser compensada com outras medidas posteriores”. Clique aqui e conheça a rotina de alguns pais que trabalham em casa.

Para quem é gestor, além dos aspectos citados acima, é preciso estar em sintonia com a sua equipe de profissionais, alinhando as demandas de trabalho e conduzindo as comunicações frequentes de modo claro e preciso. Para dar uma forcinha no gerenciamento, há uma série de dispositivos gratuitos que possibilitam o acompanhamento remoto de projetos e tarefas da equipe, a exemplo do Trello. Os servidores do IFPB, utilizando o e-mail institucional, também podem realizar web reuniões, através do Google Meet, sempre que precisarem alinhar as atividades com o grupo. Veja mais informações neste link.

Márcio acrescenta que cabe ao gestor uma visualização dos resultados pretendidos com o planejamento do trabalho remoto da equipe e a divisão das demandas, de modo que possa aproveitar o potencial de conhecimentos dos profissionais liderados e suas habilidades na execução das atividades. “O gestor deve ter a sensibilidade de perceber as competências de casa profissional, para saber destinar de forma mais coerente as atividades a serem realizadas”.


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