Destaque
Máscaras caseiras: confira três formas simples de fazer a sua
Desde o início da pandemia, as máscaras de proteção sumiram das prateleiras das farmácias. A forte procura, além de contribuir para a escassez do produto, causou também o aumento no preço. Em João Pessoa, um pacote de máscaras descartáveis, que antes custava menos de R$10, passou a ser comercializada por quase R$ 50.
A boa notícia é que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas pelo nariz ou boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física eficaz na prevenção ao contágio do COVID-19.
Para serem eficientes, as máscaras caseiras, além de bem higienizadas, precisam ter, ao menos, duas camadas e devem cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. Elas podem ser feitas utilizando diversos tecidos, como algodão, tricoline ou TNT. Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, vale desmanchar aquela camisa ou calça velha e fronha antiga. Abaixo, confira três ideias para confecção de máscaras caseiras:
Máscara com amarras
1) Corte a camiseta e espessura dupla usando como base as marcações indicadas na figura; 2) Faça um ponto de segurança na parte inferior (para segurar ambas as toalha); 3) Insira um papel entre as camadas; 4) Amarre a alça superior ao redor do pescoço, passando por cima das orelhas; 5) Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça.
Máscara feita com lenço e elástico
Você vai precisar de: dois retângulos de tecido de algodão (24cm x 19cm); duas peças de elástico; tesoura; alfinetes; agulha com linha e molde impresso. 1) Imprima o molde, recorte o desenho e coloque-o sobre os dois pedaços de tecido. Para segurar o molde, use os alfinetes; 2) faça a marcação com um lápis preto e depois recorte; 3) junte as duas partes e costure com linha e agulha, como se fosse um único pedaço de tecido. Lembre-se de deixar uma folga 2,5 cm em cada um dos lados mais curtos para inserir o elástico; 4) passe o elástico dentro da bainha e costure firmemente, para evitar que escorregue. Para ajudar nessa etapa, use uma agulha grande ou um grampo. Veja mais detalhes neste link.
Cuidados ao manusear a máscara
Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la e, ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirá-la, pegando sempre pelos elásticos. Para higienizá-la corretamente, deixe de molho em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável). Após o tempo de imersão, enxágue em água corrente, passe sabão e lave bem. Depois de seca, passe o ferro quente e guarde em um saquinho. Lembre-se de substituí-la assim que apresentar sinais de deterioração.
A recomendação do Ministério da Saúde é que as máscaras devem ser usadas sempre que houver necessidade de sair de casa e devem ser trocadas a cada duas horas de uso. Ela é individual e não deve ser compartilhada com ninguém, mesmo que sejam pessoas da mesma família.
Comunicação, Cerimonial e Eventos