Noticia
Engenharia Elétrica e Gestão Ambiental obtém nota 4 no Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes-Enade é uma das formas de avaliação dos cursos de graduação do Brasil. Consiste em uma prova, que avalia o desempenho dos discentes e atribui um conceito aos cursos. Na edição desse ano (Enade-2019), dois cursos do Campus João Pessoa foram avaliados: Engenharia Elétrica e Tecnologia de Gestão Ambiental, ambos alcançaram o conceito 4, o que é considerado muito bom, acima da média geral do país.
Alguns dos cursos de Engenharia Elétrica que obtiveram o mesmo conceito foram de instituições como Unicamp, UFPB, UFPE, UFC, UFPR, IFBA-Salvador e UNB. Entre os avaliados com nota 4, no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental estão algumas instituições como UFSM, UTFPR, IFRS-Porto Alegre, IFRN-Natal e IFCE-Fortaleza. Isso só reforça a qualidade oferecida nos cursos do IFPB.
A estudante do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental Jéssica Ramalho contou que a prova do Enade traz questões bastante contextualizadas e avalia o curso de maneira bem completa. No entanto, graças aos conteúdos vistos em sala de aula e o preparo dos alunos, o resultado foi satisfatório. “Os conteúdos apresentados foram de grande valia, pois foram bem distribuídos durante o curso e com exemplos práticos, sempre que possível”. A aluna também elogiou o corpo docente e o esforço em passar todo o conteúdo de forma didática.
Além de oferecer ensino de qualidade através das disciplinas obrigatórias, a coordenação de Gestão Ambiental realizou aulões para preparar os estudantes em assuntos não abordados pela matriz do curso, durante os meses que antecederam a prova. Foram realizados cursos de Mecanismos de Produção Mais Limpa (P + L), Mudanças climáticas e eventos extremos, Recuperação de Áreas Degradadas e Dinâmica da Drenagem Urbana.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Mirella Costa, o conceito 4 conquistado por Gestão Ambiental indica que o curso é considerado acima da média no cumprimento das exigências do MEC e que os estudantes assimilaram os conhecimentos, atingindo um ótimo indicador. “Representa a manutenção dos requisitos de qualidade do curso que foram efetivamente transferidos para os discentes na forma de conhecimento”, complementou.
Para o estudante de Engenharia Elétrica Richard Sidney Silva, o bom resultado no Enade 2019 é fruto do ensino oferecido pela instituição que, somada a boa estrutura (laboratórios, salas de aula e biblioteca) e o relacionamento entre estudantes e docentes, só acrescenta na formação dos discentes. Richard também ressaltou a qualidade do corpo docente e bom atendimento da coordenação do curso, além da receptividade de professores e estudantes veteranos aos novatos.
Outro fator que segundo o estudante promove o engajamento dos alunos é o incentivo da instituição para o envolvimento ao longo do curso em programas acadêmicos como PET, empresa júnior, ramo de IEEE, por exemplo, e projetos de pesquisa e extensão. “Também há a possibilidade de você seguir diversas áreas da Engenharia Elétrica. Eu particularmente sou entusiasta da área de Tecnologia de Informação, área que o IF carrega números incríveis com relação à campeonatos, competições e maratonas de programação, de robótica, etc”, destaca. O estudante foi um dos integrantes da equipe Lab Bolso, uma das finalistas nacionais da Maratona Unicef Sansung. Clique aqui para saber mais.
“Como aluno que já está próximo de se desligar do IFPB, para seguir a carreira profissional ou acabar entrando no mestrado no IF, posso dizer com relação a toda grade curricular do curso, que tudo aquilo que é ensinado, é realmente importante e necessário. Sou apaixonado pela instituição, a relação entre aluno e professor, entre aluno e coordenação é difícil encontrar uma instituição que tenha essa mesma relação de respeito e proximidade e que ajuda muito o crescimento de cada um”, conclui Richard.
Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Álvaro de Medeiros Maciel, o resultado é fruto do trabalho dedicado de todos que compõem o campus João Pessoa. “Representa a comprovação da atuação sinérgica de três realidades: uma comunidade acadêmica dedicada composta por professores, discentes e técnicos administrativos altamente determinados, uma Instituição cuja vocação é o ensino de qualidade e uma gestão do Campus que, independentemente da época ou crises, mantém e investe em laboratórios para materializar os conceitos teóricos lecionados”, frisa.
O docente também faz questão de afirmar que essa sinergia tem acontecido desde o início do curso e, mesmo enfrentando vários desafios, os resultados do trabalho em conjunto têm aparecido. “Enquanto coordenador, só posso aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos e reiterar que é uma honra trabalhar com professores, discentes e técnicos administrativos com essa determinação”, finalizou.
Comunicação, Cerimonial e Eventos