Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 06 > Trabalho de docente e egressas do Campus João Pessoa é apresentado em congresso francês

A pesquisa foi desenvolvida pelo professor Arilde Alves e as ex-alunas Ana Lívia França e Elaine Dambrosio
por publicado: 01/06/2021 11h28 última modificação: 01/06/2021 11h28

O trabalho “Le protagonisme féminin et le rôle des paysannes dans le processus socio-productif de l'Associação EcoVárzea, Paraíba, Brésil” (O protagonismo feminino e o papel da camponesa no processo socioprodutivo da Associação EcoVárzea, Paraíba, Brasil) desenvolvido pelo professor Arilde Alves e pelas ex-alunas Ana Lívia França e Elaine Dambrosio (Controle Ambiental e Eventos - Proeja) foi apresentado em evento cientifico da Université Rennes 2, França.

O trabalho apresentado é fruto das pesquisas desenvolvidas à Associação EcoVárzea, que tem como elemento principal a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros agroecológicos. A associação realiza feiras semanais na UFPB e no IFPB na cidade de João Pessoa e tem como uma de suas característica o protagonismo das agricultores camponesas.

A pesquisa foi apresentada na XXXVI Journées du Développement de l’Association Tiers-Monde  « Croissance, développement et inégalités - Un développement de plus en plus inégal ? (Jornada do Desenvolvimento da Associação do Terceiro Mundo "Crescimento, desenvolvimento e desigualdades - Desenvolvimento cada vez mais desigual?) que ocorreu nos dias 26 e 27 de maio, de forma virtual.

O encontroi foi promovido pela Associação do Terceiro Mundo – ATM e contou com o apoio do LiRIS (Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Inovações Societais - tradução livre do francês) e do ESO (Espaços e Empresas/Rennes que é uma unidade mista de pesquisa). Uma das finalidades do evento é discutir problemas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico de diferentes sociedades em vulnerabilidades e oportunidades produtivas. Na edição de 20121 os debates tiveram foco na relação entre crescimento e desenvolvimento em meio as desigualdades.

As conferências e apresentações dos diferentes temas teve a participação de pesquisadores da Europa, América Latina e África e foram dirigidas pelos pesquisadores: Pierre-Noël Giraud (Universidade de Mines Paris-Tech & Paris-Dauphine); James K. Galbraith (Inoveridade do Texas, Austin); Lucas Chancel (World Inequality Lab & Sciences Po Paris); sob a coordenação geral dos pesquisadores Jean Brot (membro da ATM) e Marc Lautier (representando a Universidade Rennes 2).

Comunicação Cerimonial e Eventos com informações do professor Arilde Alves